Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

43º CBAC: em nome do CFF, diretor registra indignação da categoria com ministro da Saúde

Data: 27/06/2016

No domingo (26), o diretor secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), José Gildo, representou o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, na solenidade de abertura do 43° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC/SBAC). Na ocasião, quando estava presente o ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB/RS), José Gildo proferiu, em discurso, o repúdio da categoria à declaração dada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na última sexta-feira (24). Em visita a cidade paranaense de Ponta Grossa, ele disse que “é melhor um médico cubano do que um farmacêutico ou uma benzedeira para atender à população”.

"Não poderia deixar de registrar minha indignação, em nome dos farmacêuticos de todo o país, com o descabido e desinformado pronunciamento do ministro da Saúde quando se reportou de forma inadequada ao profissional farmacêutico, demonstrando total desconhecimento da qualificação, competência e importância deste profissional para a saúde da população brasileira", desabafou Gildo. A declaração do diretor do CFF foi muito aplaudida pelos participantes do congresso. "Acredito que o recado tenha sido dado ao governo", explica.

O 43º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, que conta com o apoio do CFF, começou no domingo (26) e termina na quarta (29) de junho, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Simultaneamente ao evento, estão ocorrendo o 4º Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial e o 2º Fórum de Proprietários de Laboratórios. O 43º Cbac conta com o patrocínio da SYSMEX e copromoção do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP).

O congresso conta com a participação de aproximadamente 2,5 mil pessoas. A programação científica inclui conferências, mesas-redondas e seções interativas, ministradas por grandes nomes do cenário nacional e internacional da área de Análises Clínicas e Saúde. Os temas abordados pelos são: Hematologia; Microbiologia; Parasitologia; Bioquímica; Imunologia; Citologia; Gestão Laboratorial; Qualidade Laboratorial; Toxicologia; Genética Forense; Farmácia Clínica; e Tópicos Especiais como Autotestes, Testes Rápidos e Point of Care.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700