Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Consultórios farmacêuticos implantados, na rede pública de Campo Grande, são tema da "Entrevista Farmacêutica"

Data: 27/06/2016

A implantação de consultórios farmacêuticos nas unidades básicas de saúde e nas unidades básicas de saúde da família de Campo Grande (MS) é parte de uma bem-sucedida estratégia que instituiu o programa Serviço de Farmácia Clínica, naquele Município, por meio da Resolução de nº 261, de 16 de junho de 2016, da Secretaria de Saúde. O Serviço estabelece normas e procedimentos para as ações profissionais no campo da farmácia clínica dentro dos consultórios farmacêuticos.

Apesar do pouco tempo de sua criação, os consultórios gozam de tanto reconhecimento e da adesão da clientela da rede pública de saúde, que as agendas dos farmacêuticos que, ali, atuam já estão lotadas. E não é sem sentido toda essa aceitação por parte da população. “Os consultórios farmacêuticos estão conseguindo reverter os números negativos relacionados ao uso de medicamentos”, argumenta um dos idealizadores do programa, DR. AMÉRICO BASÍLIO NOGUEIRA, coordenador da Assistência Farmacêutica do Município de Campo Grande.

Nos consultórios, os farmacêuticos prestam todo o conjunto de serviços da área da farmácia clínica, como a orientação sobre o uso correto de medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico e a consulta farmacêutica, entre outros. DR. AMÉRICO lembra que outros municípios sul-mato-grossenses, inspirados no programa, já estão implantando os seus consultórios farmacêuticos.

A “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (29.06.16) convidou o farmacêutico DR. AMÉRICO BASÍLIO para falar sobre o programa que está promovendo uma reviravolta na saúde pública da capital. DR. AMÉRICO é farmacêutico formado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e tem pós-graduação em Compras Públicas. Coordena a Assistência Farmacêutica do Município. AMÉRICO BASÍLIO é, também, engenheiro civil.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, ao vivo, nesta quarta, com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Miami), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700