Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa

Nutracêuticos serão tema de simpósio durante congresso em Gramado (RS)

Data: 09/06/2016

O segmento de nutracêuticos, suplementos, nutricosméticos e alimentos tem encontrado cada vez mais adeptos no Brasil. Considerados suplementos alimentares, eles integram um mercado em expansão, especialmente no varejo farmacêutico. Para se ter uma ideia, o aumento do faturamento esperado para o ano de 2016 é de, no mínimo, 25% somente no Brasil. De acordo com o relatório da MarketsandMarkets de 2014, o mercado de nutracêuticos atingirá U$33,6 bilhões em 2018, com taxa estimada de crescimento anual de 7,2% de 2013 a 2018.

Em sintonia com as tendências de mercado, a programação do XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Países de Língua Portuguesa abordará o tema durante evento paralelo, o I Simpósio Farmacêutico de Nutracêuticos. Dois workshops empresariais serão realizados por uma das grandes empresas do ramo no mercado, a Vitamed, patrocinadora master do evento: Beleza e Estética como saúde, com base em nutracêuticos e suplementação; e Proteção solar eficiente e ação repelente através de ativos fitoterápicos. O congresso ocorrerá entre 8 e 10 de novembro, na cidade de Gramado (RS) - para se inscrever, clique aqui. 

A farmacêutica e trainer em Programação Neurolinguística (PNL) da Vitamed, Cris Zanol, uma das responsáveis pelos workshops, explica que o mercado nutracêutico apresenta boas perspectivas para o futuro próximo. Embora a participação do Brasil no setor ainda seja pequena em comparação ao mercado global – na Europa e nos EUA o uso dos nutracêuticos faz parte dos hábitos de rotina da população –, Cris Zanol vê um cenário de oportunidades. “A vantagem é que nós já temos uma escola muito evoluída, então temos a chance de expandir com mais eficiência e com menos custos de produção”, prevê a farmacêutica.

De acordo com Cris Zanol, a cada semestre, uma equipe se reúne para refletir sobre fórmulas novas, para reformular o que já existe, e para entender o mercado, que está sempre demandando inovações. “Hoje sabemos que o nosso público quer envelhecer com boa memória, sem dores no corpo, com mais saúde e bem-estar. É um mercado que tem muito a ser explorado e tende a crescer”.

Atuação do farmacêutico

Para Zanol, existe bastante campo para o farmacêutico que deseja atuar nesse segmento, onde tem um papel central. Os farmacêuticos podem atuar na indústria, na formulação dos produtos, na comercialização, nos treinamentos para os profissionais da área e no atendimento direto aos pacientes que desejam ou têm necessidade de fazer uso desses produtos, seja para a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças ou mesmo com finalidade estética.

“Levando em consideração o atual momento, a maior demanda é por farmacêutico-esteta, que atua em clínicas estéticas para olhar a beleza como saúde. Hoje enxergamos a beleza além do conceito de vaidade, mas sim como saúde, inclusive na terceira idade - público que valoriza muito a estética como saúde”, comenta Criz Zanol. “E o melhor é que temos muita tecnologia e vários estudos voltados para esse assunto e com crescimento da nutrição cosmética, nutracêuticos, suplementos e terapias das mais variadas, realmente podemos fazer a beleza refletir a nossa saúde”, acrescenta.

Segundo Criz Zanol, os produtos mais procurados pela população no atual mercado nutracêutico são itens de beleza e aqueles que ajudam a evitar o envelhecimento precoce. “Um bom exemplo são os protetores solares, cremes com efeitos dermatológicos com ação terapêutica, como colágenos, suplementos, ômegas, coenzimas e fitoterápicos”. Esse conjunto de nutracêuticos é também o mais rentável hoje para o setor.

Efeitos terapêuticos

Os alimentos ou suplementos nutracêuticos também são utilizados como terapêuticos, ou seja, podem prevenir ou tratar doenças. São produtos administrados para auxiliar na nutrição humana, com efeitos na saúde e na cosmética dos pacientes, e podem ser tanto de uso tópico como ingeridos por via oral.

Cris Zanol explica que uma pessoa que quer manter um bronzeado saudável e intenso pode preparar a pele antes de se expor ao sol, com alguns hidratantes e alimentos ricos em betacaroteno, ômega 3, e fitoterápicos com vitaminas e minerais, que dão uma condição boa tanto para a pele, como para os cabelos e unhas.

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700