Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa de Semana do Meio Ambiente na Casa da ONU no Brasil

Data: 07/06/2016

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) participou nesta segunda-feira (5/06), da abertura da Semana do Meio Ambiente da ONU Verde, realizada às 15 horas, na Casa das Nações Unidas no Brasil. O evento, que tem como tema Solte a Fera pela Vida - Tolerância Zero ao Comércio Ilegal de Animais Silvestres, foi promovido para levar informações aos funcionários da ONU, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 4 de junho.

Participaram do evento, o chefe de fiscalização do IBAMA, Roberto Cabral, o líder global de soja da rede WWF, Jean-François Timmers, o procurador geral da República, Dr. Alexandre Camanho, que trabalha com a questão socioambiental, e o convidado Lenine, cantor e ambientalista.

O CFF participa da Semana, com uma campanha educativa que alerta sobre os riscos do descarte inadequado de medicamentos. Um grupo de estudantes de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB) e de estagiários do CFF levaram folders para distribuição aos participantes e estão se revezando até a quarta-feira, dia 8, num plantão de dúvidas sobre os riscos do descarte inadequado para o meio ambiente e sobre as formas corretas de realizar o descarte.

O Farmacêutico José Luis Miranda Maldonado, coordenador técnico-científico do CFF, participou do debate durante a abertura, com uma questão relacionada ao mercado africano de marfim e do comercio de ébano. Ele que morou por um tempo na África, tocou no tema muito conhecido, do comercio do chifre de rinoceronte que é utilizado como afrodisíaco. No caso do Brasil, Maldonado questionou a venda livre da genitália do boto da Amazônia como sendo afrodisíaco, em mercados populares como o Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Emendando com a questão dos jumentos no Piauí, que são abandonados na natureza, por não terem mais utilidade no campo.

Os ambientalistas comentaram a questão do ponto de vista da fragilidade das legislações nessa área. "A questão dos jegues, entra numa questão dos animais domésticos que o Brasil ainda não avançou. Na verdade sempre que se propõem projetos de Lei, não são votados no Congresso Nacional, como a questão da guarda responsável. E enquanto a gente não avança nestas questões, tanto dos equinos, como dos canídios e felinos, para que as pessoas realmente na hora de adquirir um animal desses, é preciso avaliar se está disposto a ficar com ele cerca de 15 anos. Ainda não se tem nem uma consciência, nem uma legislação que se possa seguir nesse sentido. Hoje para se responsabilizar uma pessoa por abandono de um animal doméstico é preciso demonstrar que aquilo ocasionará maus tratos, então nesse ponto a gente ainda tem muito o que avançar", comentou o procurador Alexandre Camanho.

Parceria

Este é o segundo ano consecutivo que o CFF faz parceria com a ONU no Dia Mundial do Meio Ambiente. Ano passado, o conselho promoveu campanha educativa durante passeio ciclístico no Eixo Monumental. O grupo ONU Verde tem como objetivo unir forças para promover práticas sustentáveis nos escritórios das Nações Unidas no Brasil.

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700