Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Judicialização da saúde é tema da "Entrevista Farmacêutica"

Data: 23/05/2016

Farmacêuticos gaúchos estão vivenciando uma experiência vanguardista e exitosa relacionada à judicialização da saúde. Graças a um convênio firmado entre o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul e a Defensoria Pública do Estado, o CRF-RS está disponibilizando farmacêuticos dos seus quadros para assessorar juízes em demandas relacionadas à dispensação de medicamentos a pacientes que buscaram a Justiça. A polêmica judicialização da saúde é um processo pelo qual o poder público, por meio de decisões judiciais, é obrigado a fornecer medicamentos, insumos, equipamentos, cirurgias e outros produtos e serviços. Segundo apurou o jornal “Folha de São Paulo”, em matéria publicada, em 22 de junho de 2014, a estimativa é de que foram gastos quase R$ 1 bilhão com a judicialização, em 2013. O montante pode ser muito maior, vez que não inclui, por falta de dados, os gastos dos Municípios, de 17 Estados e do Distrito Federal.

A judicialização da saúde será o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (15.05.16), com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e irá ao ar, também, por uma rede formada por 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Miami), Argentina, Uruguai e Paraguai. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Para falar sobre o assunto, convidamos o DR. ROBERTO CANQUERINI. Farmacêutico formado pela Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) – campus de Canoas (RS) -, CANQUERINI tem especialização em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e está cursando mestrado em Farmácia Clínica pelo IPA (Instituto Metodista de Porto Alegre). DR. ROBERTO CANQUERINI foi presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, órgão do qual é o atual vice-presidente, e integra o Grupo de Trabalho de Farmacêuticos no Sistema de Justiça do Conselho Federal de Farmácia.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

 



. Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700