Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Atribuições farmacêuticas são temas de Jornada Acadêmica

Data: 18/05/2016

O Jornal O Progresso, de Dourados (MS), divulgou reportagem sobre a participação do CFF na XI Jornada Acadêmica do Curso de farmácia da UNIGRAN.

Confira!

A XI Jornada Acadêmica do curso de Farmácia da UNIGRAN trouxe para debate neste ano o tema "Farmácia: Estabelecimento de Saúde".O evento contou com a participação de acadêmicos e profissionais para palestras e minicursos.

Para a abertura, foi convidado o farmacêutico-bioquímico, Tarcísio José Palhano, que falou sobre "Prescrição Farmacêutica" e "Atribuições Clínicas do Farmacêutico". O professor Tarcisio é assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Ele discorreu sobre duas resoluções importantes para a área: a que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico, e a que regula a prescrição farmacêutica.

"O farmacêutico é, antes de mais nada, um profissional da saúde. Mudaram as demandas da sociedade, as necessidades de saúde e a formação do farmacêutico. Tudo isso fez com o que o CFF se preocupasse em regulamentar essas duas resoluções em 2013, o que tem proporcionado excelentes resultados, porque o farmacêutico já tem se colocado, efetivamente, como um profissional da saúde", afirma Tarcísio Palhano.

O palestrante mencionou o contato do profissional com o paciente, para orientar e dizer como usar os medicamentos adequadamente, como conservá-los, com o que se pode tomar, a questão da alimentação etc."Tudo isso pode ter influência e repercutir em um resultado efetivo da terapia", ressalta.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia – CRF/MS, Kelle de Cássia Luz Slavec, esteve no evento e destacou décadas de luta pelo reconhecimento e valorização do profissional. "Hoje vemos que o farmacêutico está vivendo um novo e ótimo momento, tanto em relação à clínica, como um todo, como no que diz respeito à prescrição. Precisamos atentar para uma postura ética do profissional, ter a responsabilidade e o cuidado de não ultrapassar os limites da nossa profissão", analisa.

Se preferir, leia a reportagem na íntegra:

 

 

 

Fonte: Jornal O Progresso

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700