A acupuntura, ramo da medicina tradicional chinesa, é um método de tratamento complementar que foi introduzido no SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares). A aprovação da PNPIC pelo Ministério da Saúde está completando dez anos, neste mês de maio. Fica a pergunta: que avaliação se faz da inserção dessa terapia na rede pública? É satisfatória ou tímida?
Com a discussão sobre a acupuntura, a “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (18.05.16) concluirá a série de matérias sobre as terapias contempladas na Política de Práticas Integrativas e Complementares exercidas por farmacêuticos (homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, acupuntura).
O entrevistado será o DR. PAULO VARANDA. Farmacêutico acupunturista, ele fez cursos de especialização em Acupuntura na Universidade de Pequim e de Aperfeiçoamento nessa prática na Universidade de Cheng Du, ambos na China. VARANDA é pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)/USP (Universidade de São Paulo) onde desenvolve estudos sobre o estímulo à produção de leite materno no pós-parto, por meio da acupuntura. DR. PAULO VARANDA é, ainda, Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas (Sobrafa) e coordenador do Grupo de Trabalho em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do Conselho Federal de Farmácia.
A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, nesta quarta-feira (18.05.16), com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e irá ao ar, também, por uma rede formada por 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Miami), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.
A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.
CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.
Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.
. Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.
Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.
SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615
Fone: (61) 3878-8700