Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêutico, higienize sempre suas mãos

Data: 11/05/2016

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar que a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes. Esse cuidado é essencial para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Embora a higienização das mãos seja essencial em todas as práticas em saúde, a OMS escolheu como prioridade para sua campanha deste ano a melhoria das práticas de higiene das mãos nas unidades cirúrgicas (clínicas cirúrgicas, centros cirúrgicos e serviços de cirurgia ambulatorial). O objetivo é a prevenção das Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC), para a segurança do paciente.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são consideradas a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Isso porque a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

Farmacêutico, fique atento e aprenda a higienizar corretamente suas mãos, seguindo o passo a passo:

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700