Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Floralterapia na "Entrevista Farmacêutica"

Data: 09/05/2016

A aprovação da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares) no SUS (Sistema Único de Saúde) pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria 971/06, completa dez anos, neste mês de maio. Com a publicação da Política, a homeopatia, as plantas medicinais e os fitoterápicos, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram introduzidos na rede pública. A floralterapia, ainda, não está inserida no SUS, mas, de acordo com farmacêuticos especialistas na área, é só uma questão de tempo.

Em 2015, o Conselho Federal de Farmácia editou a Resolução nº 611, dispondo sobre as atribuições clínicas do farmacêutico no âmbito da floralterapia. A norma do CFF estabelece que, para atuar clinicamente na área, o farmacêutico precisa preencher requisitos, como cursar uma especialização em floralterapia. A expectativa do órgão é que a Resolução 611/2015 contribua para qualificar essa terapêutica e para dar mais segurança aos usuários de florais.

Iniciativas isoladas de gestores municipais têm levado a terapia por florais para dentro das redes públicas de saúde de vários Municípios. São experiências exitosas que, por si, justificam a sua inserção no SUS como uma prática complementar, ainda de acordo com especialistas. “Acredito que o fato de a terapia floral ter seu uso cada vez mais ampliado pela população torna mesmo a sua incorporação na Política Nacional de Práticas Integrativas uma questão de tempo”, prevê, com otimismo, a DRA. KAREN DENEZ, uma das maiores autoridades em florais, no País.

É a própria DRA. KAREN DENEZ quem participará da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (11.05.16), com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e irá ao ar, também, por uma rede formada por 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Miami), Argentina, Uruguai e Paraguai. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Farmacêutica formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com habilitação em Análises Clínicas, KAREN DENEZ é especialista em Farmácia de Manipulação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali)/SC e pela Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais). É, também, especialista em Homeopatia pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH) e mestre em Assistência Farmacêutica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A DRA. KAREN é coordenadora do grupo de trabalho em Homeopatia do Conselho Federal e vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

. Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700