Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Data: 06/05/2016

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) marca presença na XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 9 a 12 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que promove a Marcha, foi firmada em reunião realizada no dia 7 de abril, na sede da CNM. O objetivo é conscientizar os prefeitos dos municípios brasileiros sobre a importância da contribuição dos farmacêuticos na assistência à saúde para evitar que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios tenham que recorrer à justiça para adquirir medicamentos.

O CFF participa do evento com um stand no evento, onde vai disponibilizar a última edição do livro Experiências Exitosas de Farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS), lançado anualmente para relatar trabalhos dos profissionais que atuam na rede pública de saúde em todo o país. Dentro dos quatro dias da marcha, o principal tema que inclui os farmacêuticos é a "Judicialização e os caminhos de mediação", que será abordado no dia 11. Um dos convidados para falar sobre o assunto é o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

De acordo com o Grupo de Trabalho de Farmacêuticos no Sistema de Justiça do CFF, o Conselho procurará deixar clara a contribuição que a assistência farmacêutica pode dar à administração pública em busca de alternativas para diminuir o elevado volume de judicialização. “Nós estamos demonstrando aos gestores públicos que os farmacêuticos conseguem adequar ou ampliar a assistência farmacêutica e assim resolver as demandas da área de medicamentos, diminuindo os processos judiciais”, afirma o integrante do GT, Everton Borges.

Segundo ele, a aproximação com a CNM é apenas uma das estratégias que está sendo utilizada pelos conselhos de Farmácia para reduzir a judicialização da assistência farmacêutica, ampliar o campo de atuação para os profissionais da área e contribuir para assegurar a assistência plena aos usuários do SUS.

Já o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que não tem faltado coragem, criatividade e ações dos administradores municipais para enfrentar a crise pela qual o País passa já há alguns anos. "Mesmo com nosso orçamento sangrando, nunca faltou esforço e decisão para atender às demandas da sociedade. Principalmente, nas áreas de saúde, educação e até segurança".

Consulte a programação da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios: http://www.marcha.cnm.org.br/

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700