Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF é homenageado no Amapá

Data: 03/05/2016

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, e um grupo de farmacêuticos do Amapá, foi homenageado nesta segunda-feira (2/5), em Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado. O evento também marcou o início da Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, Lei nº 1899, de 09 de junho de 2015, de autoria do deputado estadual Jory Oeiras (PRB/AP). 

Jory Oeiras destacou em discurso que ao elaborar esta lei, levou em consideração o fato de que a Organização Mundial de Saúde entende que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. "Os farmacêuticos, mais do que qualquer outro profissional, sabem que uso não racional de medicamentos é um problema mundial: o uso excessivo faz com que, a cada ano, novos produtos sejam lançados, sem que isso, necessariamente, redunde em proporcional melhora no estado geral de saúde dos consumidores", afirmou.

Para o presidente do Conselho Federal de Farmácia, a Lei do deputado Jory Oeiras dá um passo gigantesco na melhoria da qualidade de vida da população, ainda mais no Brasil, que, segundo ele, ocupa a 5ª posição no ranking mundial de países cuja população mais se automedica. “O senhor é um homem pleno, de muita sensibilidade, olhos e atenção voltados para a saúde da população, e foi muito lúcido nessa iniciativa”, completou Walter da Silva Jorge João.

A homenagem ao presidente do CFF foi creditada aos anos de sua dedicação, ética, humanismo e relevantes serviços prestados à sociedade amapaense e em prol da profissão farmacêutica. Os demais homenageados, indicados pelo Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF/AP), foram: Sandra Maria Oliveira da Silva, Jonemar Bandeira de Lucena Barbosa, Cristina Ângela Pereira de Carvalho, Eduardo Gonçalves dos Santos, Antônio Benedito Pereira, Rainildo do Carmo Elias Aguiar, Elizabeth Viana Moraes da Costa, José Carlos Tavares Carvalho, Eliana Maura Teixeira Cardoso, Milagros Maria Soto Zúñiga Sobral, Raimundo Joaquim Fernandes dos Reis, Maria Ruth Amoras Amanajás.

A Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, que acontece no período de 05 a 11 de maio, deverá ser realizada anualmente. "Isso deve contribuir significativamente para a saúde da população amapaense e preservação da vida, através de ações que visem conscientizar sobre o uso racional de medicamentos e incentivar estudos e experiências inovadoras nesta área", comentou Jory Oeiras.

Também participaram do evento o conselheiro federal de Farmácia, Carlos André Oeiras Sena; o presidente do Conselho Regional de Farmácia no Amapá, Márcio Silva de Lima; o representante do Sindicato dos Farmacêuticos do Amapá, Ronaldo Mendes Lima; a coordenadora do curso de Farmácia do IMMES, Nádia Rosana Soares; e o representante da coordenação do curso de Farmácia da Unifap, Glauber Vilhena da Costa.

Fonte: Comunicação do CFF, com informações de Jorge Bitencourt

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700