Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêuticos do Farmácia Popular, no Rio, começam a fazer curso do CFF

Data: 15/05/2008

Começa, nesta sexta (16.05), no Rio de Janeiro, o curso O Exercício Profissional Diante dos Desafios da Farmácia Comunitária, exclusivo para os farmacêuticos que atuam nas farmácias do Programa Farmácia Popular do Brasil ou nos estabelecimentos conveniados à rede. O curso é uma realização do Conselho Federal de Farmácia (CFF), através do Cebrim (Centro Brasileiro de Informações Sobre Medicamentos). As aulas serão ministradas no auditório da Universidade Unigranrio.
 
A participação dos farmacêuticos do Farmácia Popular no curso conta com o apoio logístico do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ). O CFF conta, ainda, com o apoio da OPAS (Organização Pan-americana da Saúde) / OMS (Organização Mundial da Saúde), do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 
O Conselho Federal está oferecendo 60 vagas a farmacêuticos, no Rio. Ali, o curso terá duração de 13 meses e as aulas serão realizadas, sempre, em um fim-de-semana a cada mês. Brevemente, o CFF irá disponibilizar o mesmo curso a farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias comunitárias, naquele Estado.
 
O curso O Exercício Profissional Diante dos Desafios da Farmácia Comunitária destinado aos profissionais que trabalham no Programa Farmácia Popular do Brasil já está sendo ministrado, em Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Palmas (TO). Nessas três capitais, o curso iniciou-se, em fevereiro, e se encerrará, em junho de 2008.
 
MAIS HORAS-AULA - Para atender a essa demanda, o CFF teve que fazer algumas adaptações no programa co curso, o que resultou na expansão de 144 para 156 no número de horas-aula. O aumento do tempo é fruto da entrada de um novo módulo no programa, oferecido pela parceira OPAS. O novo módulo é intitulado "Uso Racional de Medicamentos". Outro módulo acrescido é intitulado "Antimicrobianos", ministrado pelo farmacêutico Fernando Del Fiol.
 
A expansão do curso visa ainda a contemplar os farmacêuticos da rede pública de saúde. Para admiti-los nesse programa de qualificação, o CFF firmou uma parceria com o Farmácia Popular/Ministério da Saúde.
 
RESGATE SOCIAL - O Coordenador do Cebrim e do curso, farmacêutico-bioquímico Radif Domingos, comemora a expansão. Para ele, o curso está levando a uma reviravolta na relação do farmacêutico com o paciente, pelos caminhos do conhecimento científico e da prática profissional. Mais qualificado, o profissional consegue vencer as dificuldades que surgem, no dia-a-dia de uma farmácia comunitária ou do Programa Farmácia Popular, e se habilita para oferecer mais e melhores serviços, inclusive no campo da atenção básica. "O curso está resgatando o papel social do farmacêutico, graças à sua qualificação e ao seu despertar para as questões sociais", explica o Dr. Radif Domingos.
 

OS PROFESSORES - O curso do Cebrim/CFF reúne professores de vasta experiência teórica e prática. São eles os farmacêuticos Tarcísio Palhano e Ivonete Batista (RN), Lindemberg Costa (BA), Carlos Vidotti, Emília Vitória da Silva, Rogério Hoefler, Micheline Meiners e Janete Naves (DF), Arnaldo Zubioli, Roberto Bazotte e Walderez Penteado (PR), Mauro Castro (RS), Dione Marçal (GO), Ricardo Sá (CE), Josélia Quintão Frade (MG); Jorge Terrão (ES) e Murilo Freitas Dias (DF).

Fonte: CFF
Autor: Aloísio Brandão


TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700