Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Medicina Tradicional Chinesa na "Entrevista Farmacêutica"

Data: 18/04/2016

Medicina Tradicional Chinesa: o que é? Como funciona? De que forma é realizado o diagnóstico das doenças? Que explicação os especialistas dão para a teoria da energia vital que circula pelo corpo, por meio de canais ou meridianos, e que é o princípio básico da Medicina Tradicional Chinesa ou apenas MTC (a sigla da terapia)? Como manejar e alterar essa energia em favor da saúde do paciente? O que pode fazer o farmacêutico dentro desta prática integrativa?

Respostas a estas e outras perguntas virão da DRA. VALÉRIA OTA e serão a tônica da “Entrevista Farmacêutica” que irá ao ar, nesta quarta-feira (20.04.16), pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e irá ao ar, também, por uma rede formada por 900 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Miami), Argentina, Uruguai e Paraguai. A rede é liderada pela “Agência Radio Web”.

O Ministério da Saúde reconhece a MTC, por meio de sua Portaria Nº 971, de 03 de maio de 2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Ela está, portanto, inserida na rede pública de saúde. Segundo define o Ministério, a Medicina Tradicional Chinesa é um “sistema médico complexo, que aborda, de modo integral e dinâmico, o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos, e que a MTC também dispõe de práticas corporais complementares que se constituem em ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças”. Segundo o texto da referida portaria, a acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde, inserida na Medicina Tradicional Chinesa.

O Conselho Federal de Farmácia, também, reconhece a MTC e a acupuntura. A Resolução 516, de 26 de novembro de 2009, do CFF, define os aspectos técnicos do exercício da acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa como especialidade Farmacêutica. O CFF dispõe, ainda, sobre essa prática na Resolução 572, de 25 de abril de 2013. Esta norma, em seu artigo 1º, agrupa as especialidades farmacêuticas. Entre elas, estão as práticas integrativas e complementares (PIC) das quais faz parte a Medicina Tradicional Chinesa na qual está incluída a acupuntura. Aliás, a acupuntura é reconhecida pelo CFF, desde o ano 2000, quando foi editada a Resolução 353, dispondo sobre as áreas de atuação do farmacêutico.

A ENTREVISTADA - Farmacêutica formada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, DRA. VALÉRIA OTA tem especialização em Homeopatia e formação na formulação e dispensação de produtos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa. É diretora da Associação Brasileira de Ensino e Difusão das Fórmulas Magistrais Chinesas, professora do curso de pós-graduação em Homeopatia da Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência em Homeopatia (ABRAH). Atua, ainda, como responsável técnica por uma farmacêutica homeopática, em São Paulo, e integra o Grupo de Trabalho em Acupuntura e MTC do Conselho Federal de Farmácia.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.
 


Autor: Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700