Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa de seminário do TCU sobre Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional

Data: 08/04/2016

Representantes do Conselho Federal e de Conselhos Regionais de Farmácia participaram, nesta quinta-feira (7), do seminário "Diálogo Público - Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional", promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Além de expor questões administrativas e gerenciais de interesse dos conselhos profissionais, o principal objetivo do encontro foi o de apresentar os resultados e os próximos passos da auditoria realizada pelo TCU para avaliar o grau de atendimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelas instituições.

Para o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, a transparência se constitui, cada vez mais, um pilar fundamental para a democracia brasileira e essa aproximação entre o órgão de controle externo e os jurisdicionados é decisivo para que isso aconteça. "A aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI), nós entendemos que constitui-se um marco indispensável para isso, ampliando a participação popular na formulação das políticas, fortalecendo os instrumentos de controle da gestão estatal e, acima de tudo, aquilo que nós mais precisamos fazer a cada dia para que não vejamos a perpetuação dos males que conhecemos no passado, que estamos vendo no presente, e que não queremos no futuro, que são os desvios na aplicação dos recursos públicos", destacou na abertura do seminário.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, acredita que a LAI instituiu uma mudança de paradigma, tornando os processos de prestação de contas mais pertinentes. "Ao cidadão, foi garantido o exercício do seu direito de acesso à informação, pois estabelece que a divulgação de dados de interesse público, independentemente de solicitações, seja a regra. E o sistema CFF está no caminho certo, demonstrando maturidade para atingir o que está sendo pedido pelo TCU", afirma.

Entre os representantes dos Regionais, esteve presente na reunião o presidente do CRF do estado do Pará, Daniel Jackson. Ele também acredita que o trabalho realizado pelo CFF com relação à prestação pública de contas está caminhando a passos largos. "O Conselho Federal de Farmácia está adiantado, em articulação com os regionais, no sentido de que a gente se adeque integralmente ao que prevê a Lei de Acesso à Informação e realmente corroborar que as informações têm que ser públicas, dinâmicas, que os conselhos precisam estar bem articulados".

O seminário teve como palestrantes o ministro-substituto do TCU, Weder de Oliveira, que apresentou uma visão geral sobre os Conselhos de Profissão, Carlos Bosak e Luciane Lucena, que falaram sobre achados e divulgação da Nota de Transparência. À tarde, foram abordados os temas: a boa prática em contratações compartilhadas, relatório de gestão e contas ordinárias em Conselhos de Profissão, licitações, contratos, diárias e outros temas relevantes para os Conselhos de Profissão.

Acesse o Portal da Transparência do CFF: http://transparencia.cff.org.br/.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700