Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Futuro da Farmácia é tema de simpósio na Unama

Data: 01/04/2016

“O futuro da Farmácia brasileira: avanços da profissão” foi o tema de palestra proferida na manhã desta sexta-feira, dia 1º de abril, pelo presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, no Simpósio de Farmácia da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém (PA). Ele participou também de mesa redonda sobre “Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica”. O evento foi aberto ontem e continua amanhã. O presidente do CFF empolgou a plateia, composta principalmente por alunos do curso de Farmácia da instituição, coordenado pela professora Mariana Müller.

O entusiasmo não foi motivado não apenas pela oratória do presidente, mas por fatos concretos expostos por ele, que têm impulsionado o desenvolvimento da profissão nos últimos anos. Walter Jorge João iniciou sua abordagem por uma das questões em foco no atual momento, a atuação do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente traçou um panorama da tramitação do Projeto de Lei nº 4135/12, sobre a obrigatoriedade da presença do farmacêutico em todas as unidades públicas de dispensação de medicamentos, que está a um passo de se tornar lei.

O presidente também falou sobre os avanços trazidos pela lei 13.021/2014 e a publicação das resoluções nº 585 e nº 586, que tratam das atribuições clínicas dos farmacêuticos e da prescrição farmacêutica. Ele destacou também a construção, pelo conselho, de um aparato normativo/regulamentar para respaldar a atuação farmacêutica em áreas nunca antes imaginadas. Walter Jorge João destacou as resoluções de nº 611 e nº 616 que dispõem sobre a atuação do farmacêutico na floralterapia e na saúde estética e mostrou, por meio de fotos, cases de farmacêuticos atuando nas áreas regulamentadas pelas novas resoluções.

Além de se preocupar com a regulamentação, o CFF tem procurado, também, respaldar tecnicamente os profissionais, por meio de cursos. Entre os que são ministrados pelo CFF, ele destacou o curso EaD “Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados”, uma das iniciativas vinculadas ao Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar). “As inscrições são gratuitas e encontram-se abertas a todos os profissionais. Em breve, serão aceitas inscrições também estudantes de Farmácia”, comunicou Walter Jorge João.

Ele salientou a importância de os acadêmicos de Farmácia estarem bem preparados para essa nova realidade e informou que o CFF está empenhado em contribuir neste sentido. Por isso, tem participado ativamente da revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. “A nossa valorização profissional não depende apenas da atuação dos sindicatos e demais entidades que nos representam. Depende também do nosso protagonismo dentro da Farmácia, assumindo efetivamente a responsabilidade técnica pelo estabelecimento onde atuamos.”

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700