Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Parceria entre CFF, SES/MG e UFMG promove sintonia entre prescritores e farmacêuticos

Data: 28/01/2010

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, participou, ontem (27.01), em Belo Horizonte, de uma reunião com membros da Secretaria Estadual de Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFGM) para consolidar a parceria entre as instituições e dar início à criação do Centro Colaborador do SUS para Estudos Farmacoeconômicos e Epidemiológicos. Participaram da reunião o Superintendente Estadual de Assistência Farmacêutica, Augusto Guerra; o Secretário Estadual Adjunto da Saúde, Antônio Jorge; e o Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Benício Machado de Faria.

De acordo com Augusto Guerra, que também é coordenador do Programa Farmácia de Minas, o Centro Colaborador do SUS para Estudos Farmacoeconômicos e Epidemiológicos terá estrutura para permitir que prescritores (médicos e odontólogos) de medicamentos recebam informações, análises e pesquisas cientificamente certificadas que servirão de suporte na decisão da terapêutica mais adequada.

Augusto Guerra explica que, inicialmente, o Projeto vai alcançar 67 Municípios onde já funciona o Programa Farmácia de Minas e vai atender especialidades que, hoje, formam a atenção primária, incluída, neste rol, a psiquiatria. “O objetivo é colocar em prática a sintonia entre prescritores e os farmacêuticos. Para tanto, o farmacêutico passa a cumprir o papel de difundir informações científicas sobre os medicamentos, posicionando-se na relação terapêutica entre o prescritor e o usuário como um vínculo indispensável”, disse.

Para o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, as expectativas são positivas. Acreditamos que a efetividade dos resultados das políticas de assistência farmacêutica começam a mudar com a interação entre o prescritor e o farmacêutico. Essa aproximação permite uma queda no número de reações adversas, problemas com interações medicamentosas e uso ineficaz ou inadequado de fármacos. Não existe profissional com mais conhecimento para lidar com medicamentos do que o farmacêutico’, finalizou o dirigente do Conselho Federal de Farmácia.
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700