Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

II Fórum Nacional vota proposta de diretrizes curriculares dos cursos de Farmácia

Data: 22/03/2016

Farmacêuticos, professores, estudantes e representantes de entidades e associações profissionais reuniram-se nesta terça-feira (23/3), durante o II Fórum Nacional para discussão das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Farmácia. Em mesa redonda realizada na parte da tarde, no auditório do Windsor Hotel, em Brasília, após as discussões realizadas pela manhã, deu-se início à fase de votação da proposta para a elaboração das diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Farmácia.

A proposta define, em seu Artigo 1º, o perfil do egresso dos cursos de Farmácia como “o profissional da saúde preparado para atuar no cuidado com o indivíduo, da família e da comunidade, com formação centrada na assistência farmacêutica, no conhecimento dos fármacos, dos medicamentos, de outros produtos para a saúde, de forma integrada às análises e toxicológicas, aos alimentos e aos cosméticos. A formação deve ser pautada em princípios éticos e científicos, capacitado para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como na pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde”.

Dada à necessária articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes, a formação farmacêutica, de acordo com a proposta (Artigo 3º), deve estar estruturada em três eixos para contemplar o perfil do egresso: Cuidado em Saúde; Tecnologia e Inovação em Saúde; e Gestão em Saúde. Cada um desses eixos temáticos foi apresentado no plenário e votado pelos participantes.

O documento, objeto das discussões do II Fórum, foi elaborado a partir dos resultados dos fóruns estaduais, do Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica (Cobef) - realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2015, em Salvador (Bahia) - e de sugestões enviadas por sociedades e associações profissionais, ao Conselho Federal de Farmácia (CFF). Os trabalhos continuam nesta quarta-feira (23/3), das 9h às 18h, e serão encerrados com a leitura do documento, aprovado pela categoria, a ser encaminhado ao Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700