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Notícias do CFF

Fórum debate atualização das diretrizes curriculares

Data: 22/03/2016

Representantes de todos os segmentos (docente e discente) do ensino farmacêutico encontram-se, em Brasília, onde participam do “II Fórum Nacional para Discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia”. O evento, que se iniciou, nesta terça-feira (23.03.16) e se encerra, amanhã, está focado em debater uma proposta de atualização das diretrizes. A proposta é resultado de um amplo debate envolvendo professores, coordenadores de curso e acadêmicos de Farmácia, além de especialistas em ensino farmacêutico e profissionais.

“Quatorze anos depois de implantadas, as diretrizes ficaram em descompasso com a realidade da profissão farmacêutica. E é muito natural que queiramos debater e aprovar uma proposta que harmonize as sugestões de todos os envolvidos com o ensino, em todo o País”, observou o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Wallter Jorge João. O evento é realizado pelo CFF.

Dr. Walter Jorge salientou que a profissão farmacêutica é, hoje, “uma grande família”, e que, unida, ela tem conquistado importantes avanços. Disse, ainda, que a profissão está muito lá na frente, enquanto as diretrizes ficaram estanques, revelando a realidade farmacêutica de 14 anos para trás. Desde a sua implantação, vieram a prescrição farmacêutica, a Lei 13.021/14, a regulamentação da saúde estética, entre outras conquistas.

“Discutir e buscar a atualização das diretrizes são um processo natural. E desejo muito que os participantes deste fórum o façam, com serenidade”. O Presidente do CFF fez questão de realçar que o projeto a ser debatido não pertence a nenhuma instituição, pois traduz a vontade de todos, por meio de um processo democrático. “Tudo o que concerne à profissão farmacêutica deve ser resultado da vontade da maioria”, afirmou o Presidente do CFF. Walter Jorge adiantou que, assim que for aprovada, entregará em mãos a proposta ao presidente recém-nomeado do INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa), Luiz Roberto Liza Curi.

Na abertura do fórum, a representante da Enefar (Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia), Cristiane Manuela da Silva, ressaltou a importância de se discutir o ensino farmacêutico com a participação dos acadêmicos, e pediu que os debates em torno do tema sejam permanentes, e não se dê apenas em fóruns, congressos e outros eventos. “Eu peço aos organizadores dos eventos que fortaleçam, cada vez mais, a participação dos estudantes de Farmácia”, concluiu.

Já o representante da ABEF (Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico), Paulo Arrais, em seu breve discurso, fez questão de destacar a vasta representação reunida no fórum. O evento, lembrou, conta com representantes de todas as instâncias do ensino, que vão dos estudantes aos professores e coordenadores, e isto certamente irá gerar um debate amplo e proveitoso.

A presidente da SBFC (Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária), Carmen Íris Tolentino, em entrevista ao site do CFF, pede que as diretrizes contemplem um modelo de ensino que torne o farmacêutico mais antenado com o mercado e, para isto, os currículos precisam trazer, de forma obrigatória, disciplinas voltadas para a gestão e para o empreendedorismo, para motivar os farmacêuticos a serem proprietários de farmácia, mas de forma bem-sucedida.

A professora Zilamar Fernandes, consultora do CFF para o ensino farmacêutico, explicou a este site que o que se busca é uma formação focalizada no ser humano. E isto vai requerer uma formação voltada para os cuidados em saúde, integrados à tecnologia e ao desenvolvimento.


Autor: Pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF

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