Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ARTIGO - O farmacêutico: profissional de saúde com responsabilidade social

Data: 26/01/2010

A evolução da farmácia no Brasil é uma realidade proporcionada pela atuação dos profissionais de Farmácia que ao longo dos anos entenderam que a dispensação de medicamentos exige técnica, conhecimento científico e humanístico, como mecanismo de transformação dessa tão importante atividade que auxilia na saúde pública de qualidade.

A farmácia e a drogaria de hoje não se restringem apenas à atividade comercial, elas prestam assistência plena, visando universalizar os serviços farmacêuticos ao alcance de todos. Assim acontece uma verdadeira revolução nesse meio profissional, acontecendo mudanças positivas, exigindo a cada dia uma melhor qualificação da figura do farmacêutico, atuante e responsável.

Os Conselhos Estaduais de Farmácia, devidamente orientados pelo Conselho Federal inovaram quando determinaram assistência plena nas farmácias e drogarias, visando transformar o profissional de Farmácia no principal elo entre a Medicina e a humanidade sofredora.

Hoje é possível encontrar farmacêuticos atuando não apenas nos balcões das farmácias e drogarias, mas também na indústria de alimentos, na farmacêutica e de cosméticos, nos departamentos científicos de grandes laboratórios, bem como na arte de manipular, criando o profissional magistral.

Neste sentido, o preparo profissional nas universidades e faculdades leva à compreensão que a saúde, e não a doença, deve ser o alvo da atuação farmacêutica. O cidadão confia nesse profissional, esperando amenizar suas dores e sofrimentos, na busca de uma vida mais saudável.

As primeiras boticas ou apotecas que surgiram no século 10 são precursoras da farmácia moderna assistida. Essa assistência farmacêutica foi preconizada no mercado brasileiro por um farmacêutico exemplar e digno dos seus 50 anos de vida dedicados à profissão de farmacêutico. Falo do atual presidente do Conselho Federal de Farmácia e ex-presidente, por vários mandatos, do Conselho Estadual de Farmácia do Estado de Goiás, Jaldo de Souza Santos, ícone de sua categoria. Aclamado pelos seus pares, é hoje reconhecido pela sociedade brasileira e por farmacêuticos de todo o mundo como um benfeitor destemido, que luta para universalizar os medicamentos e os serviços farmacêuticos à toda a sociedade.

Jaldo de Souza, além de ser o maestro de toda essa destemida transformação, é advogado e escritor e encanta a todos pela sua vida dedicada à causa farmacêutica. Tive o privilégio, como vereador de Goiânia, de conceder uma nova certidão de nascimento goianiense a esse magnífico ser humano, de nascença mato-grossense , mas de essência goiana.

Jaldo é hoje o mais respeitado farmacêutico da história contemporânea; com seus 75 anos de vida emana uma imagem de homem probo, sério, honesto e humano. Sua história de vida inspirou grandes seguidores, que dentre tantos, cito a farmacêutica Nara Luiza de Oliveira, ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás(CRF-GO) por vários mandatos. Verdadeira guerreira da época moderna, consagrando-se grande líder da categoria, o que a credencia a pleitear voos maiores, visando a representatividade político-administrativa do mercado farmacêutico. Cito ainda o nome da dra. Ernestina Rocha, recentemente eleita presidente do CRF-GO, na pessoa da qual devem-se espelhar os atuais e futuros farmacêuticos, na prestação da assistência e no servir da profissão farmacêutica a todos.

Nesse sentido, nos orgulha muito comemorar no dia 20 de janeiro o Dia do Farmacêutico, como símbolo do profissional capaz de amenizar o sofrimento dos seus semelhantes.

Enfim, esta profissão, regulamentada pela Lei 3.820 de 11/11/1960 e pelo Decreto Lei nº 85878 de 7/4/1981, completa seus 50 anos de atendimento e orientação à população, garantindo a melhoria da qualidade de vida de nosso povo.
 

Fonte: DM
Autor: Anselmo Pereira, Vereador de Goiânia

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700