Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Dengue, chikungunya e zika

ENTREVISTA FARMACÊUTICA fala da campanha que coloca farmacêuticos no centro do combate ao Aedes aegypti

Data: 22/03/2016

Os farmacêuticos brasileiros estão sendo conclamados pelo Conselho Federal de Farmácia a assumir o desafio sanitário e social de atuar como agentes no combate ao Aedes aegypti e na prestação de cuidados aos pacientes acometidos das três doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, chikungunya e zika). É o que propõe a campanha nacional desenvolvida pelo CFF e lançada, no sábado (19.03.16), no Recife (PE). A campanha quer, também, transformar cada farmácia em um ponto avançado de saúde contra as doenças que têm o mosquito por vetor.

Denominada “Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti”, a campanha não alcança apenas as farmácias comunitárias, mas também os estabelecimentos hospitalares e dos centros de saúde públicos e privados. O esforço conta com a participação dos Conselhos Regionais de Farmácia e de entidades parceiras, como a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar).

ENTREVISTA - O engajamento dos farmacêuticos e das farmácias na campanha e os papéis dos mesmos no combate ao Aedes e no tratamento dos sintomas das doenças são o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (23.03.16), com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e irá ao ar, também, por uma rede formada por 900 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Miami), Argentina, Uruguai e Paraguai. A rede é liderada pela “Agência Radio Web”.

A entrevistada será a DRA. JOSÉLIA FRADE. Ela é farmacêutica pela Universidade Federal de Ouro Preto, tem mestrado em Ciências da Saúde pela Fiocruz e em Atenção Farmacêutica pela Universidade de Granada (Espanha) e especialização em Saúde Coletiva e em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile. É assessora da presidência do Conselho Federal de Farmácia e coordenadora da campanha “Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do Conselho Federal de Farmácia.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700