Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Dengue, chikungunya e zika

19 de março - Lançamento nacional da campanha Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti

Data: 17/03/2016

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), os conselhos regionais e entidades parceiras lançarão, neste sábado, dia 19 de março, em Recife (PE), a mobilização nacional Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti. O secretário-geral do CFF, Dr. José Gildo da Silva, participará do lançamento no segundo jardim da praia de Boa Viagem, a partir das 9h, na zona sul da capital pernambucana. Diversas atividades serão realizadas em todas as regiões brasileiras para marcar o início da campanha.

Todos os Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs) - presentes em 26 estados e no Distrito Federal - e entidades como a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar) aderiram à campanha e realizarão ações em todo o país.

Em Recife, o CFF e o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF/PE) reunirão centenas de farmacêuticos e estudantes de Farmácia para conscientizar a população sobre formas de combate aos focos do mosquito e sobre como identificar os sinais e sintomas das doenças relacionadas a ele: dengue, chikungunya e zika.

O CRF-PE solicitou à prefeitura da cidade a interdição de todo o trecho da avenida Boa Viagem. No local, será montada uma estrutura com palco, toldos e serviço de som, e serão distribuídos materiais informativos. Para atrair o interesse da população, a ação contará com a animação de uma banda de ritmos locais, com a participação dos famosos bonecos gigantes de Olinda e da dupla Mateus e Catarina.

Sobre a campanha

Farmácias e farmacêuticos de todo o país estão orientados a se mobilizar e contribuir com o fornecimento de informações corretas à população sobre prevenção e controle das arboviroses. O objetivo é transformar cada farmacêutico em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um ponto avançado contra as três doenças transmitidas pelo vetor.

Os farmacêuticos são os profissionais da saúde mais próximos e acessíveis à população e podem ajudar na identificação de pessoas com sinais e sintomas, no encaminhamento dos casos suspeitos, na prescrição de terapias adequadas, quando pertinente, e por meio do acompanhamento de pacientes diagnosticados e em tratamento.

O Brasil conta com cerca de 200 mil farmacêuticos e 90 mil farmácias. Esses profissionais podem, de fato, formar um exército capaz de apoiar a sociedade neste momento tão dramático que o país está vivendo. Historicamente, eles sempre desempenharam papel fundamental em grandes epidemias. Foi assim, por exemplo, quando a gripe espanhola desembarcou no Brasil, em 1918. A participação dos farmacêuticos foi imprescindível no atendimento às vítimas, na pesquisa de alternativas de tratamento e na definição de políticas públicas para o controle da doença.

Serviço:

Campanha: Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti (mobilização nacional)
Lançamento: dia 19 de março
Local: segundo jardim da praia de Boa Viagem - zona sul de Recife
Horário: a partir das 9h
Mais informações no hotsite: http://campanhacff.wix.com/farmaceuticoemacao

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas - jornalista do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700