Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Após resolução, medicamentos não poderão mais ser retirados em todos os postos de saúde

Data: 04/03/2016

Após resolução do Conselho Regional de Enfermagem proibir que os profissionais da área entreguem remédios, medicamentos não poderão mais ser retirados em todos os postos de saúde. Somente quem poderá os fornecer, mediante receita médica da rede pública, é um farmacêutico. Em Santa Maria, há três farmácias distritais: a municipal central, localizada na Rua Roque Calage, a do posto Wilson Paulo Noal, em Camobi, e a do posto Rubem Noal, na Tancredo Neves. É para esses locais que as pessoas devem se dirigir para obter medicamentos.

Na unidade José Erasmo Crossetti, no Centro, remédios não são distribuídos ao público há duas semanas, segundo a enfermeira coordenadora da unidade, Letícia Nascimento Mota.

– Podemos administrar o medicamento, mas não entregar – conta Letícia.

Na unidade Rubem Noal, na Tancredo Neves, a resolução não interferirá no fornecimento. Há quatro anos, a farmacêutica Ana Lidia Morcelli Quinto trabalha no local. Mas antes dela, já existia o serviço. É com Ana que os pacientes, com receita médica, retiram medicamentos.

Coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde de Santa Maria, Mirnan Noal diz que a resolução não pegou o município de surpresa. Segundo ela, já não são mais encontrados medicamentos controlados nos postos de Santa Maria sem farmacêutico.

– A gente já estava se antecipando. Há mais de um ano, trabalhamos em cima da política municipal de assistência farmacêutica – conta.

Mirnan afirma, ainda, que há um projeto de abertura de uma farmácia distrital na zona norte da cidade.

Fonte: Diário de Santa Maria Online

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700