Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Dengue, chikungunya e zika

OMS diz que incidência da zika cairá antes da Olimpíada

Data: 22/02/2016

O chefe da equipe responsável por assuntos relacionados ao vírus da zika na OMS (Organização Mundial de Saúde) prevê que a incidência do vírus “diminuirá” no Brasil até os Jogos do Rio,que ocorrerão de 5 a 21 de agosto.

Bruce Aylward, diretor executivo de surtos e emergências de saúde da OMS, disse nesta sexta (19), durante entrevista coletiva em Genebra, na Suíça, que a população do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, deve cair perto da datados Jogos, uma vez que será inverno no hemisfério sul.

“As instalações olímpicas do Rio também estão em uma área relativamente confinada”, disse ele, “o que torna mais fácil para as autoridades o controle da população do mosquito no local”.
Segundo o diretor, “o Brasil terá fantásticos Jogos Olímpicos e o mundo irá para lá”.

Imunidade

O diretor da OMS também comentou a “probabilidade” de que o vírus passe por uma grande fatia da população do país até lá, o que faria com que muitos brasileiros desenvolvam imunidade à doença até o início dos Jogos.

Na semana passada, o diretor médico do COI (Comitê Olímpico Internacional), Richard Budgett, havia afirmado que a Olimpíada não corre riscos de cancelamento ou adiamento por conta da proliferação do vírus.

Com mais de 1,5 milhão de pacientes no Brasil e 31 mil na Colômbia, a América do Sul é a região mais afetada pelo vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue, a febre amarela e a chikungunya. O impacto da doença tem causado ações e reviravoltas.

No início deste mês, por exemplo, o presidente da federação norte-americana de esgrima afirmou que o comitê olímpico de seu país (Usoc, na sigla em inglês) havia liberado os atletas a não virem para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No mesmo dia, o porta-voz da entidade disse que a informação era “100% imprecisa”. Incidente semelhante envolveu o comitê queniano. Até agora nenhum país descartou vir ao evento.

Fonte: Folha de S.Paulo

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700