Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CRF-PR homenageou o farmacêutico Tarcísio José Palhano

Data: 02/02/2016

O professor Tarcísio José Palhano, assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF), recebeu durante a 850ª Reunião Plenária do CRF-PR, realizada no último dia 29 de janeiro, na sede do conselho, em Curitiba, a Comenda do Mérito Farmacêutico Dr. Júlio Petrich da Costa. A comenda é a maior honraria concedida pelo CRF-PR e tem como objetivo destacar profissionais que prestaram relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica.

A escolha do nome do professor Tarcísio foi unânime entre os membros da Diretoria, tendo sido aprovada pelo Plenário. Emocionado pelo reconhecimento, o professor Tarcísio José Palhano fez uma retrospectiva de sua atuação pioneira. Em 1977, ele recebeu do professor Aleixo Prates o grande desafio de implantar o primeiro serviço de farmácia clínica e o primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos do Brasil, no Hospital das Clínicas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), hoje Hospital Universitário Onofre Lopes.

“Sem medir esforços, estive nos lugares mais longínquos deste país e em outros 17 países para divulgar e ensinar esta atividade ao farmacêutico e para mostrar que podemos sempre fazer algo a mais para a sociedade.” O professor lembrou ainda do tempo de estudante, e de quando buscou se especializar na área para dar início à estruturação da farmácia clínica no Brasil. “É com muito orgulho e gratidão aos colegas deste Estado que recebo esta homenagem”, agradeceu o professor.

As comemorações seguiram à noite com o grandioso jantar em comemoração ao Dia do Farmacêutico, onde o homenageado também ocupou lugar de destaque no evento, juntamente com o presidente do Conselho Federal (CFF), Walter da Silva Jorge João.

DR. TARCÍSIO JOSÉ PALHANO: Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor aposentado do curso de farmácia da mesma universidade. Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile.

Implantou o 1º serviço de farmácia clínica e o 1º Centro de Informação sobre Medicamentos do Brasil no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal. Foi subcoordenador dos cursos de especialização em farmácia hospitalar para o controle de infecção hospitalar, realizados em Natal (RN), de 1985 a 1992. Os cursos resultaram de convênio entre a UFRN e o Ministério da Saúde.

Foi consultor de Saúde em várias instituições do Brasil e integrou importantes comissões nacionais na área farmacêutica. É coautor de várias publicações do Conselho Federal de Farmácia, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde sobre Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica. É Assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia e Coordenador Técnico-Científico do Centro Brasileiro de Informação Sobre Medicamentos.

É representante do Brasil no Grupo Consultivo do Programa Internacional de Serviços do Conselho de Acreditação para Educação Farmacêutica, com sede em Chicago - EUA.

A Comenda - A Comenda leva o nome do primeiro presidente do CRF-PR, Dr. Júlio Petrich da Costa. Sua gestão teve início em 14 de outubro de 1961, data de criação do CRF-PR.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700