Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Professor Tarcísio Palhano é homenageado como personalidade de "Destaque Nacional" no Pará

Data: 28/01/2016

Em Belém, foram homenageados, durante a “Solenidade do Farmacêutico 2016”, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA), os profissionais paraenses que se destacaram nos mais diversos segmentos de atuação da Farmácia ao longo de 2015. A solenidade ocorreu na noite do dia 22 de janeiro, na Estação das Docas. Dentre os homenageados, estiveram a farmacêutica Dra. Hilda Quitéria Loureiro Vasconcelos, a quem foi outorgado o título de “Farmacêutico do Ano”. Já o professor Tarcísio José Palhano, assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF), recebeu a homenagem como personalidade de “Destaque Nacional”.

"É impossível vivenciar um momento como esse sem voltar ao passado. Lembro-me bem de 1977 quando, ainda estudante de Farmácia, fui desafiado pelo professor Aleixo Prates, que sonhava em trazer a farmácia clínica para o Brasil, a realizar este sonho. Me graduei , me especializei em farmácia clínica, pela Universidade do Chile e, em 1979, tive a honra de implantar o primeiro serviço de farmácia clínica e o primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos do Brasil, no então Hospital das Clínicas, hoje Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte", lembrou, emocionado, o professor Tacísio Palhano, em discurso.

A partir daí, Tarsício Palhano, se sentiu na obrigação e compromisso de difundir e espalhar a nova prática pelo país. "Trabalhei nesta divulgação por 17 países e por todos os estados brasileiros, sem exceção. Nos mais longínquos, nos mais remotos, onde menos estive, o fiz pelo menos três vezes, sempre levando a ideia de que o farmacêutico podia mais e de que a sociedade esperava do farmacêutico uma postura pró-ativa de profissional verdadeiramente da saúde", narrou.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, prestigiou o evento junto a seus conterrâneos e prestou agradecimento pela recondução ao posto de conselheiro federal, nas eleições de 2015. Em seu discurso, o dirigente do CFF enalteceu a homenagem ao professor Tarcísio José Palhano. "É um homem digno, pleno de conhecimento, responsável, um grande companheiro, leal, e que eu tenho muito orgulho e a honra de poder tê-lo ao meu lado, como assessor especial no CFF. Hoje ele está tendo o necessário reconhecimento de seu trabalho pela sociedade. Este homem merece, sim, o título que hoje lhe é outorgado pelo CRF-PA".

Walter Jorge João aproveitou a oportunidade para incitar os profissionais a abraçarem o novo momento da profissão no país. “As ações e conquistas da Farmácia Brasileira só terão reflexos se cada profissional tomar para si a responsabilidade. A lei em vigor, hoje, ampara e respalda os farmacêuticos na sua autoridade técnica. A mudança tão esperada por nós e pela sociedade, nesse novo momento do farmacêutico, está na mão de todos. Nossa missão avança à medida que nos envolvemos”, declarou o presidente do CFF.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700