Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Campanha incentiva aproximação de idosos com o farmacêutico

Data: 20/01/2016

A campanha promovida este ano pelos conselhos federal e regionais de Farmácia para marcar o Dia do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro, tem como protagonista a atriz Maria Gualberto, de 81 anos. O tema escolhido foi "Dúvidas sobre medicamentos não têm hora, mas têm solução". Isso porque pacientes geriátricos estão expostos, com maior frequência, a Problemas Relacionados com Medicamentos (PRMs), o que exige estratégias de prevenção dos danos relacionados a esses produtos. 

"Nesse contexto, o farmacêutico deve estar sempre preparado para atender às condições próprias dessa população e a trabalhar mais próximo do médico e dos demais membros da equipe que cuida dos idosos." É o que afirma Cassyano Correr, doutor em Medicina Interna e pós-doutor em Farmácia Social pela Universidade de Lisboa, Portugal, e um dos autores de artigo sobre o tema, publicado na Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, há alguns anos.

Estudos e experiências recentes na área dos cuidados farmacêuticos mostram que em torno de 30% das pessoas com mais de 65 anos utilizam 5 medicamentos ou mais, e próximo de 15% destes são considerados inapropriados para serem utilizados nesta população. Além disso, a adesão ao tratamento costuma ser um problema comum, que requer gerenciamento por parte do farmacêutico.

No serviço de farmácia clínica de Curitiba, por exemplo, mais de 80% dos pacientes atendidos mostravam algum problema de adesão ao tratamento, incluindo omissão de doses, interrupção do tratamento, uso incorreto, entre outros. A proporção de pessoas com mais de 65 anos cresce rapidamente no Brasil e estima-se que, até 2050, haverá, no país, mais idosos do que crianças e jovens até 18 anos.

O pesquisador acredita que a tendência é de que esta área de atuação envolva cada vez mais o farmacêutico. “Não há dúvida que a geriatria é um campo promissor de trabalho para o farmacêutico e que seu conhecimento técnico-científico pode somar muito à qualidade do tratamento”, reitera.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, destaca que a campanha focou no idoso, mas pessoas de todas as idades devem buscar os serviços farmacêuticos. “No mundo todo, o farmacêutico vem assumindo cada vez mais o papel de corresponsável pelos resultados em saúde, colaborando para o uso racional de medicamentos, a otimização da farmacoterapia, a prevenção de doenças e a promoção da saúde”, comenta. “A prática clínica dos farmacêuticos tem sido avaliada por meio de estudos e os resultados obtidos a partir de indicadores clínicos, econômicos e humanísticos comprovam o impacto positivo desta atuação na saúde das pessoas.”

Sobre a campanha - O material produzido pelo CFF inclui um vídeo institucional de 30 segundos e peças como spot para rádio, e-mail marketing, outdoor, posts para redes sociais e anúncio de revista e jornal. E, além de ressaltar a importância do cuidado farmacêutico aos idosos, a campanha enumera serviços e procedimentos que os farmacêuticos estão aptos a realizar, mas que muita gente ainda desconhece. Entre estes estão orientar quanto ao uso correto, seguro e racional dos medicamentos; fazer consulta e prescrever certos tipos de tratamentos; prevenir, detectar e ajudar a resolver problemas como reações adversas, interações indesejáveis e intoxicações e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“Contamos com os colegas para curtir, divulgar e compartilhar a campanha, para que possamos ampliar o alcance da nossa mensagem”, conclama o vice-presidente do CFF, Valmir de Santi. O vídeo está disponível no site e redes sociais do CFF e está sendo veiculado em emissoras de TVs abertas e por assinatura, permanecendo no ar até o dia 21 de janeiro em todas elas.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700