Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Ministério lança manual para microcefalia

Data: 14/01/2016

Os cuidados que devem ser dispensados para crianças com microcefalia, do nascimento até os 3 anos, são tema de um manual lançado ontem pelo Ministério da Saúde. Voltado para profissionais, o material traz orientações que permitem a preparação de um programa de estimulação precoce, considerada essencial para o melhor desenvolvimento de bebês.

A má-formação, considerada rara, teve uma explosão de casos no País desde setembro.Dados do Ministério da Saúde mostram que até semana passada foram registrados 3.530 casos suspeitos da doença, distribuídos em 724 municípios, de 21 Estados. Estão também em investigação 46 mortes.

Diante do aumento da demanda, o Ministério da Saúde decidiu ampliar o número de centros credenciados para fazer o atendimento. Desde dezembro, 12 unidades foram credenciadas. Há a expectativa de que outras 65 sejam incluídas no Sistema Único de Saúde. O secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame,estima que,com a ampliação do número de casos, será preciso aumentarem R$5 milhões a verba destinada para o atendimento de pacientes. De acordo com a pasta,atualmente existem 1.543 serviços de reabilitação.

Como o Estado informou ontem, será lançado também um curso a distância para capacitar fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, psicólogos e médicos.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700