Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Líder da Unaids elogia Brasil e diz que 2016 é `crucial` para fim da epidemia

Data: 05/01/2016

O vice-diretor executivo do Unaids, o programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids, destacou, nesta segunda-feira, o papel do Brasil na resposta à doença e disse que 2016 é um ano "crucial" no caminho para o fim da epidemia. Em entrevista à Rádio ONU, de Genebra, o brasileiro Luiz Loures, que é um dos líderes da Unaids desde 2012, afirmou que espera que o Brasil "continue tendo a presença que sempre teve do ponto de vista internacional".

— O Brasil foi o primeiro entre os países em desenvolvimento, os países do Sul, a tratar a epidemia, propor uma resposta integral, uma resposta baseada em direitos humanos e acesso universal à ciência para todos que necessitavam. Esse papel que o Brasil teve historicamente nos permitiu avançar e hoje ter uma perspectiva global de chegar ao fim da epidemia. O que nós esperamos? Que o Brasil siga em frente, siga inovando. Inovação é fundamental para que avancemos, e o Brasil vai seguir com seu papel de liderança na comunidade internacional.

Um dos principais objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável é que a epidemia de Aids seja erradicada nos próximos 14 anos. A Agenda foi adotada por todos os Estados-membros da ONU em setembro e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2016.

— O ano de 2016 é o começo da jornada para chegar ao fim da epidemia. Queremos um 2016 com 16 milhões de pessoas em tratamento e temos que chegar a 30 milhões até 2020. Sem dúvida, estamos construindo no progresso, no conhecimento, na ciência e na mobilização mas temos que acelerar e acreditar que podemos chegar ao fim da epidemia. É um ano crucial — ressaltou ele.

Loures destacou ainda que a Assembleia Geral das Nações Unidas está convocando uma reunião de alto nível para se "restabelecer novos compromissos" que, segundo ele, "vão, sem dúvida, levar ao fim da epidemia" da Aids.

Fonte: O Globo / Site

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700