Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Obesidade e doenças decorrentes são tema da "Entrevista Farmacêutica"

Data: 07/12/2015

Nativos, inclusive índios e crianças, da região amazônica, em um curto período, passaram a desenvolver obesidade e doenças a ela relacionadas, como hipertensão e diabetes. O alerta é do farmacêutico-bioquímico DR. JOSÉ RICARDO DOS SANTOS VIEIRA. De acordo com ele, até recentemente, esses habitantes alimentavam-se basicamente de peixe e vegetais da região, dieta que mantinha os seus pesos em níveis ideais. “Em pouco tempo, com a mudança nos hábitos alimentares, eles passaram a comer produtos enlatados, processados, ricos em gordura, açúcar e sal”, observa o farmacêutico, argumentando que, aí, está a raiz da obesidade do povo amazônico, entre outros fatores. O fenômeno regional pode ter a mesma matriz do que ocorre, em todo o País.

Fator de risco para várias doenças, a obesidade preocupa autoridades sanitárias, no mundo inteiro. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em abril de 2015, mostra que mais da metade da população brasileira (52%) está acima do peso. Desse percentual, 17,9% são obesos. A obesidade tem várias causas. Duas delas são a incorporação de hábitos alimentares nocivos e o sedentarismo. Essa epidemia mundial e suas graves consequências para a saúde e a economia representam um grande desafio para os farmacêuticos. O que os profissionais podem fazer para prevenir, controlar e tratar a obesidade? As respostas estão com o DR. RICARDO VIEIRA. Ele é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (09.12.15).

Farmacêutico-bioquímico graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), RICARDO VIEIRA é doutor em Genética e Biologia Molecular pela mesma instituição de ensino e pela “University College London” (Inglaterra). O doutorado teve por tema as doenças metabólicas. DR. RICARDO atua como professor do Instituto de Ciências Biológicas (reúne os cursos de Farmácia, Medicina, Biomedicina e Nutrição) e como coordenador do laboratório de Análises Clínicas da UFPA. É, ainda, membro da Comissão de Educação Farmacêutica do CFF e Tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA).

A entrevista vai ao ar, com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista, com nova edição, será transmitida, também, por uma rede formada por 900 emissoras de rádio localizadas, em todo o País, e liderada pela “Agência Radio Web”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700