Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Acupuntura é especialidade farmacêutica

Data: 08/12/2009

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou, hoje (08.12), no “Diário Oficial da União”, Resolução nº 516, que define os aspectos técnicos do exercício da Acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa como especialidade do farmacêutico. A acupuntura é reconhecida como especialidade pela Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina. Já a Biomedicina, Fonoaudiologia e Psicologia possuem regulamentações que habilitam os profissionais dessas áreas a utilizar os princípios da acupuntura como recurso complementar.

De acordo com a Resolução do CFF, o farmacêutico, no exercício de suas atividades profissionais, no âmbito da técnica de Acupuntura, em consultório, sala de acupuntura ou como parte de equipe multiprofissional de saúde em hospitais, em unidades básicas de saúde, em clínicas, em entidades similares, deve seguir técnicas específicas padronizadas e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela prática da Medicina Tradicional Chinesa. Para tanto, é necessária a apresentação, ao respectivo Conselho Regional de Farmácia, de título, diploma ou certificado de conclusão de curso em nível de pós-graduação expedido por universidade, faculdade, instituição de ensino superior ou entidade de acupuntura reconhecida pelo CFF.

O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, lembra que se trata de uma prática complexa. "E os farmacêuticos estão legal, técnica e cientificamente, respaldados para exercê-la", completa. O dirigente explica, ainda, que o suporte legal não é suficiente para que o farmacêutico exerça a acupuntura. “Por isso, o Conselho Federal de Farmácia exige que os farmacêuticos interessados tenham titulação de especialista", completa.

SUS - Em 2006, o Ministério da Saúde aprovou, por meio da Portaria nº 971/06, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a prática da acupuntura. Uma das diretrizes da PNPIC é a estruturação e o fortalecimento da atenção, mediante o desenvolvimento dessas práticas em caráter multiprofissional para as categorias profissionais presentes no SUS. De acordo com a Portaria, a acupuntura foi inserida no SUS e pode ser praticada por todos os profissionais da saúde, desde que a sua atuação seja regulamentada por seus conselhos profissionais.


Clique aqui e tenha acesso ao texto, na íntegra, da Resolução nº 516
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700