Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF realiza plenária de novembro

Data: 27/11/2009

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, nos dias 25 e 26 de novembro, a reunião plenária do mês de novembro. Os destaques da pauta foram a votação e aprovação da resolução que define os aspectos técnicos do exercício da acupuntura como especialidade do farmacêutico; o credenciamento do curso de pós-graduação em cosmetotoxicologia; as eleições nos Conselhos Regionais de Farmácia; e a eleição do CFF para compor o Plenário do Conselho Nacional de Saúde. (CNS).

Segundo o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, a aprovação de uma resolução que trata da acupuntura como especialidade farmacêutica é mais um avanço para a profissão. “É mais uma prova de como a Farmácia tem crescido e se especializado”, disse. De acordo com o texto aprovado, o farmacêutico, no exercício da técnica da acupuntura, deve realizá-la em espaço adequado e específico, além de seguir as técnicas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e comprovar especialização realizada em entidade reconhecida pelo CFF. Em breve, o site do CFF divulgará a texto completo da Resolução.

CNS - Foram eleitos na quarta-feira (25.11) as entidades e movimentos sociais que integrarão o novo mandato do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o triênio 2009/2012. O Conselho Federal de Farmácia (CFF), sendo uma das entidades de classe que irá compor o Plenário do CNS, será representado pela farmacêutica Lérida Maria dos Santos Vieira, Diretora Secretária-Geral do CFF.

A mesa de instalação do processo eleitoral foi composta pelo Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior; o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), Antônio Alves de Souza; a Secretária Executiva do CNS, Rozângela Camapum; a Presidente da Comissão Eleitoral, Zenite da Graça Bogea Freitas; a Vice-Presidente da Comissão Eleitoral, Neimy Batista; e pelo Secretário da Comissão Eleitoral, Carlos Alberto Ebeling Duarte.

Para o Presidente do CNS o processo eleitoral superou as expectativas nos aspectos “qualitativos, administrativos e democráticos”. Ele ressaltou a realização do primeiro processo eleitoral do CNS sem vagas cativas para nenhuma categoria.

A posse dos novos Conselheiros acontecerá no dia 10 de dezembro, no Salão Branco do Palácio do Buriti, em Brasília. Após a solenidade, será realizada a eleição da Mesa Diretora e da Presidência do Conselho Nacional de Saúde. Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFF, lembra que o CNS é o agente transformador da política nacional de saúde. “E a Farmácia é voz ativa nesta entidade e lutará pela saúde da população brasileira”, completou.
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700