Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

AFPLP quer maior integração entre farmacêuticos de países de língua portuguesa

Data: 05/11/2015

Constituída em junho de 1993 como Associação Internacional de Farmacêuticos de Língua Oficial Portuguesa, a Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa pretende, aos 22 anos de existência, tornar-se ainda mais integradora. A proposta, conforme o presidente da entidade, Valmir de Santi, que também é vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), é agregar as ações desenvolvidas em cada país membro, propiciando intercambio e colaboração entre todos. Esta foi a diretriz aprovada durante a Assembleia Geral realizada no dia 28 de outubro, em Lisboa, Portugal, paralelamente ao Congresso Nacional de Farmacêuticos.

Para viabilizar o alcance dos objetivos propostos, o estatuto foi reformulado, permitindo a criação das seções de Farmácia Hospitalar, Farmácia Comunitária e Regulação Sanitária. Um Grupo de Trabalho comandado pela Associação Nacional das Farmácias (ANF) foi criado para organizar, dentro do portal da AFPLP, uma plataforma de comunicação que permita aos farmacêuticos dos países de língua portuguesa ter acesso a informações atualizadas, relacionadas à profissão. A plataforma será, também, um canal de divulgação de cursos online e de informações técnicas e sobre legislação.

A maior integração está sendo buscada, também, interinstitucionalmente. A AFPLP, a ANF, o CFF e a Ordem dos Farmacêuticos de Portugal se unirão para formar, por meio de cursos de especialização, farmacêuticos hospitalares em Moçambique. Os cursos terão a coordenação do professor Tarcísio Palhano. Também foi pactuada a elaboração de um livro com informações sobre como estão organizados os farmacêuticos e a profissão farmacêutica nos principais países do mundo. A organização da publicação será coordenada por José Aranda da Silva, presidente do Conselho para a Cooperação da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal (OF).

Estiveram reunidas na assembleia da AFPLP delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Além de Valmir de Santi, participou dos eventos pelo Brasil o assessor da Presidência do CFF, professor Tarcísio José Palhano.

Congresso - Realizado entre os dias 29 e 31 de outubro pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal no Centro de Congressos de Lisboa, o Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2015 teve como tema “Mais Saúde: O Nosso Compromisso de Sempre”. O evento acontece. No dia 29, aconteceu o simpósio pré-congresso, intitulado “Presente e Futuro da Profissão Farmacêutica na Europa”, que envolveu a participação de entidades representativas da profissão e do setor farmacêutico em Portugal e na Europa.

O evento incluiu sessões plenárias dedicadas às questões bioéticas da terapia medicamentosa, ao papel do farmacêutico frente aos desafios da sociedade e à reflexão sobre o quadro de competências farmacêuticas, além da discussão sobre a política de saúde em geral e do medicamento em particular. Também foram realizadas durante o evento sessões paralelas temáticas relativas às diferentes áreas da profissão farmacêutica, entre as quais, farmácia comunitária, farmácia hospitalar, indústria farmacêutica, análises clínicas e genética humana.
 

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700