Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF recebe a presidente da FIP em sua 436ª plenária

Data: 16/10/2015

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de outubro, simultaneamente ao 8º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas, no Rio de Janeiro (RJ), a sua 436ª Reunião Plenária. No primeiro dia, prestigiou a abertura dos trabalhos a presidente da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), Carmen Peña, que elogiou o protagonismo do Brasil, hoje, uma referência no mundo na quebra de paradigmas pela valorização da profissão farmacêutica. "Brasil es una grande locomotora de ese cambio. Es fácil romper, pero muy difícil reconstruir y ustedes están logrando y son un ejemplo para el mundo", disse Carmen Peña.

Um dos assuntos discutidos no primeiro dia da reunião plenária foi a redução de recursos para a assistência farmacêutica pública e seus impactos para o Sistema Único de Saúde (SUS), para a sociedade brasileira e para o comércio farmacêutico. O farmacêutico José Liporage Teixeira, mestre em Saúde da Criança e Adolescente, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fez uma breve exposição sobre o tema e sensibilizou o Plenário a manifestar-se publicamente contra qualquer limitação de recursos financeiros do Ministério da Saúde, em particular aqueles destinados à assistência farmacêutica.

Um manifesto em protesto ao subfinanciamento da saúde e da assistência farmacêutica pública foi aprovado pelos conselheiros federais (para ler a íntegra do documento, clique aqui). O presidente do CFF Walter da Silva Jorge João assinala que o posicionamento do Plenário “vai em defesa do SUS e do seu fortalecimento, tendo em vista tratar-se da maior política pública do Estado brasileiro”.

Também no primeiro dia de reunião, o Plenário recebeu o consultor nacional de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde da Organização Panamericana de Saúde/ Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS), Felipe Dias Carvalho. Após uma breve exposição sobre a Opas/OMS, ele informou sobre as perspectivas de oficialização de parceria entre esta e o conselho.

Desde 2008, as duas instituições têm um memorando de entendimento com vistas ao trabalho conjunto na área farmacêutica e da saúde, mas essa intenção nunca foi consumada, o que pode ocorrer agora. “Será benéfico para os projetos do conselho, especialmente o curso de educação a distância e os guias de prática clínica, que poderão contar com a chancela da Opas/OMS, tornando-se referência para outros países”, comentou o presidente do CFF, Walter Jorge João.

Educação farmacêutica – O presidente do CFF informou que está confirmado para os dias 3 e 4 de dezembro, em Brasília, a realização do 2º Fórum Nacional de Educação Farmacêutica, com o objetivo de aprovar a proposta da classe farmacêutica para as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs). O evento será o último de uma série realizada pelo CFF e a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef), para a construção de uma proposta democrática e que reflita as necessidades da formação e da profissão, a ser entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE), que espera homologar as novas DCNs até junho.

Walter Jorge João anunciou que está confirmada, também, a data do lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa das Análises Clínicas. Será no dia 25 de novembro, na Câmara dos Deputados, por ocasião da próxima reunião plenária do CFF. A frente foi apresentada durante o 42º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizado em junho, no Rio de Janeiro, e já tem a adesão de 200 parlamentares.

Medalha – O segundo dia de reunião plenária foi dedicado à condecoração de sete dos oito novos conselheiros federais de Farmácia, com a Medalha do Mérito Farmacêutico Internacional mais alta honraria do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Foram condecorados no grau Grande Oficial, Altamiro José dos Santos (BA), Angela Cristina Rodrigues da Cunha Castro Lopes (MS), Carlos André Oeiras Sena (AP), Fernando Luís Bacelar de Carvalho Lobato (MA), Forland Oliveira Silva (DF), Sueza Abadia de Souza Oliveira (GO). José Ricardo Arnaut Amadio, do Mato Grosso, não pode estar presente e receberá a sua medalha na próxima reunião plenária.


Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700