Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Representantes do CFF marcam presença no XVIII Congresso Farmacêutico de SP

Data: 13/10/2015

Nesta terça-feira, dia 13 de outubro, último dia do maior congresso farmacêutico da América Latina, o XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo, a atuação do farmacêutico na rede pública foi um dos focos da programação. Pela manhã, durante o Encontro Nacional das Comissões de Saúde Pública dos Conselhos Regionais de Farmácia, foi lançado o livro “O farmacêutico na assistência farmacêutica do SUS: diretrizes para ação”, publicado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, foi o primeiro a discursar. Ele destacou que a autoridade técnica do farmacêutico está sendo recuperada no País, e chamou a atenção para o protagonismo do Brasil no cenário mundial. Citou o discurso do representante da American Pharmacists Association (APhA), Thomas Menighan, no Congresso da FIP, em Dusseldorf, Alemanha, sobre o CFF estar alinhado com a visão dos Estados Unidos. "Precisamos estar em constante movimento de ebulição na profissão farmacêutica. Ainda haverá muitos enfrentamentos, mas temos que ter sabedoria. Precisamos estar cada vez mais perto do usuário, da sociedade."

O vice-presidente do CFF, Valmir de Santi, reafirmou a necessidade de as entidades farmacêuticas buscarem uma inserção cada vez maior do farmacêutico no SUS. Ele falou sobre as estratégias que o CFF tem adotado pela consolidação da assistência farmacêutica na saúde pública. Entre as quais citou a organização de publicações como o livro lançado na ocasião, que ele ajudou a coordenar. O livro apresenta a realidade do farmacêutico no SUS e as suas possibilidades de atuação. Valmir de Santi destacou que pretende reunir ideias e levantar informações por meio de todos os conselhos regionais para preencher os espaços que não contam com o farmacêutico.

O presidente do CRF-SP, Pedro Eduardo Menegasso, agradeceu o apoio do CFF na realização do evento e salientou que o CRF-SP tem se destacado por criar ações que vão ao encontro das necessidades dos farmacêuticos que estão no setor público como capacitação profissional específica e iniciativas voltadas ao gestor municipal. Em 2012, o CRF-SP criou o Grupo Técnico de Apoio ao Município (GTAM), para suporte ao município que pretende estruturar a assistência farmacêutica. O presidente do CRF-SP também chamou a atenção para o canal de diálogo que o conselho paulista tem aberto com os gestores municipais. “A experiência de São Paulo pode ser utilizada em nível nacional e estamos à disposição para contribuir.”

Mauro Junqueira lembrou que o cenário atual é preocupante, visto que o país atravessa uma crise econômica, política e moral. "Existe uma tentativa permanente de acabar com o SUS", disse, ressaltando o alto déficit do sistema público e os cortes de orçamento da Farmácia Popular. Ele defendeu a qualificação do SUS por meio da assistência farmacêutica e disse que já está acertada com o CFF a participação do conselho na reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais do Conasems, o Conares, que será realizada entre os dias 25 e 27 de outubro, em São Luís, durante III Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão. O congresso terá como tema “Regionalização Solidária” .

A farmacêutica Lúcia Sales, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF, fez avaliação do trabalho desenvolvido pelo grupo, com destaque para a produção científica. Além do livro lançado nesta terça, houve a edição da terceira edição da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS, que destaca os projetos bem sucedidos de farmacêuticos na saúde pública. Lúcia Sales salientou que o encontro realizado durante o Congresso do CRF-SP teria por objetivo definir estratégias para que o farmacêutico seja inserido definitivamente no sistema público de saúde, respeitando as necessidades e orçamentos de cada município, além de traçar um panorama da assistência farmacêutica no SUS em diversas regiões brasileiras.

Neste último dia do congresso foi lançada, também, a cartilha de Farmácia Clínica, elaborada pela Comissão Assessora do CRF-SP.

 

Para ler mais sobre o assunto, clique aqui.

Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700