Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF fala, na Alemanha, sobre avanços da Farmácia no Brasil

Data: 01/10/2015

A Federação Farmacêutica Internacional (FIP) realiza de 29 de setembro a 3 de outubro, em Düsseldorf, Alemanha, o seu 75º congresso. Nesse ano, o Brasil teve um espaço diferenciado no evento. Em razão dos avanços obtidos nos últimos anos, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, foi convidado pela FIP a proferir palestra sobre as estratégias utilizadas pela Farmácia brasileira para o alcance das mudanças que têm sido observadas no país. Ele falou nesta manhã de 1° de outubro.

O objetivo foi relatar quais as estratégias utilizadas pelo CFF que resultaram na regulamentação das atribuições clínicas do farmacêutico; na regulação da prescrição farmacêutica e na aprovação da Lei nº 13.021/14, além de abordar alguns desdobramentos desse processo.

Walter Jorge João demonstrou que o processo de mudança, coordenado pelo CFF, iniciou-se em 2012. “Não foi fácil. Tivemos, inclusive, enfrentamentos judiciais decorrentes do questionamento da legalidade das normativas do Conselho. Mas vencemos em todas as instâncias até agora, e o que se vê é a consolidação cada vez maior da imagem do farmacêutico como profissional da saúde, envolvido no cuidado ao paciente. E, ainda, a ampliação da inserção deste nas equipes de saúde”, destacou o presidente do CFF.

Estiveram presentes representantes da American Pharmacists Association (APhA); American Society of Health-System Pharmacists (ASHP); Federación Farmacéutica Sudamericana (Fefas) e Foro Farmacéutico de las Americas (FFA), além de farmacêuticos brasileiros, canadenses, mexicanos, argentinos, paraguaios, espanhóis, portugueses, entre outros.

O representante da APhA, Thomas Menighan, ao final da apresentação do presidente do CFF, destacou que o Brasil está perfeitamente alinhado com os Estados Unidos, tendo interesses e perspectivas em comum, e que, portanto, há o que ensinar e aprender entre ambos os países. Salientou que, nos Estados Unidos, o processo de prestação de serviços pelo farmacêutico teve inicio com a imunização, o que favoreceu sua identificação pela população.

“Para mim, foi gratificante poder compartilhar nossa experiência, principalmente com os líderes de países que nos inspiraram nesse processo de mudança. Além disso, essa ocasião possibilitou a aproximação com essas entidades para efetivar futuras parcerias”, destacou Walter Jorge João.

O tema do congresso da FIP este ano é "Better practice – Science based, evidence driven". Cerca de 3 mil profissionais participam do congresso, desde o desenvolvimento e modos de distribuição de novos medicamentos, modelos de prática de farmácia até políticas que afetam a saúde, a força de trabalho e o acesso à saúde.

Reunião do Conselho da FIP – além da atividade de hoje, o presidente do CFF, enquanto representante do Brasil, participou de reunião do Conselho da FIP, nos dias 28 e 29 de setembro, onde foram tratados assuntos técnicos, políticos e administrativos da Federação Farmacêutica Internacional.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700