Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

II Simpósio Luso-Brasileiro de Farmácia

Data: 12/09/2015

Último evento paralelo do II Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária, o II Simpósio Luso-Brasileiro de Farmácia, foi realizado no dia 12 de setembro, no auditório Europa, o principal do Hotel Golden Tulip. Promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal e pela Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa, o evento tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma visão detalhada dos principais modelos de Farmácia e da profissão farmacêutica no mundo. Por isso recebe palestrantes do Canadá, Inglaterra, Espanha e Portugal. A experiência do Brasil será demonstrada pela assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade.

"O conhecimento das experiências desses países contribui para que possamos conduzir a Farmácia brasileira por bons caminhos. E é exatamente isso que a atual Diretoria do CFF, na gestão da entidade desde 2012, tem buscado, ou seja, o avanço contínuo e progressivo da profissão, mas sobre bases sólidas", disse o presidente da Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa e vice-presidente do CFF, Valmir de Santi.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, reiterou a importância da apresentação dos modelos de outros países, mas destacou, também, como positivo o fato de que o Simpósio será uma oportunidade para apresentar aos palestrantes dos países convidados o modelo brasileiro. "De cada 100 estabelecimentos farmacêuticos brasileiros, cerca de 80 são farmácias e drogarias e, destas, 30% a 35% são de propriedade de farmacêuticos. Isso representa um avanço, aliado ao fato de que no ano passado aprovamos a Lei 13.021/14. É uma lei inteligente na medida em que não restringe a propriedade da farmácia ao farmacêutico, mas obriga a presença desses profissionais nestes estabelecimento durante todo o tempo de funcionamento."

Estão proferindo palestras no Simpósio Luso-Brasileiro de Farmácia, Carlos Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal; Maria José de la Mata Martín, da Espanha; Warren Meek, do Canadá; e Hermant Patel, da Inglaterra.

Durante a solenidade de abertura do Simpósio, a presidente do II CBFC, Carmen Íris Tolentino, comemorou o sucesso desta edição do evento e anunciou a escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima, em 2018. Também participaram da mesa de abertura a vice-presidente do CRF-PR, Mirian Ramos Fiorentin e o bastonário Carlos Maurício Barbosa.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700