Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

O futuro da profissão farmacêutica já começou

Data: 15/09/2015

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, compareceu nesta terça-feira, dia 15 de setembro, na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), ao 9º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica. E levou boas notícias aos participantes do evento, que teve como tema “Serviços farmacêuticos como apoio para atenção farmacêutica em uma abordagem prática”. Em seu discurso, durante a abertura, Walter da Silva Jorge João repassou dados de uma pesquisa que comprova a pertinência do evento realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA), com o apoio do CFF. “O estudo mostra que a tendência é a população enxergar o farmacêutico como cuidador.”

A pesquisa mencionada pelo presidente do CFF foi divulgada no congresso Future Trends, promovido pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), nos dias 9 e 10 de setembro, em São Paulo. Realizada pelo Ibope Inteligência, demonstrou que 53% dos entrevistados creem na importância do papel do farmacêutico no futuro das farmácias e 51% fariam exames preventivos no local.

Walter Jorge João ressaltou que os ensinamentos que seriam repassados no seminário já estão sendo exercitados na prática por farmacêuticos até de grandes redes de farmácias. Estimulada por estas perspectivas, a Abrafarma lançou uma série de manuais direcionados à estruturação da oferta destes serviços em farmácias e drogarias, que submeterá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em busca de regulamentação. E, segundo dados apresentados no congresso do varejo farmacêutico, uma grande rede no país já conta com consultórios farmacêuticos em 130 de suas unidades, com perspectiva de chegar a 250 até o final deste ano.
 

“É uma satisfação enorme ver que os empresários do varejo farmacêutico estão seguindo a direção apontada pelo conselho. Mas quem fará das farmácias unidades de assistência à saúde somos nós, farmacêuticos”, destacou. Walter Jorge João lembrou que o CFF já forneceu o instrumento necessário para isso – a regulamentação. “E, em breve, oferecerá, também, o respaldo técnico e científico, com o lançamento do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar).” O programa engloba, inicialmente, um curso de educação a distância sobre manejo de problemas de saúde autolimitados, e o lançamento dos guias de prática clínica.

O presidente do CRF-PA, Daniel Jackson Pinheiro Costa, lembrou que o conselho tem procurado promover a capacitação dos farmacêuticos com um enfoque diferente, voltando o seu olhar para os desafios colocados diante da categoria. “Este ano, as três edições do seminário tiveram, como eixo, o fomento ao empreendedorismo. Para alguns, empreender é sinônimo de risco. Mas o CRF-PA está demonstrando, em seus eventos, que não precisamos temer porque temos o respaldo legal, o conhecimento técnico e, o que é mais importante, o paciente do nosso lado”, salientou. “Então, vamos atravessar essa zona de conforto e cuidar das pessoas, exercendo efetivamente nosso papel de clínico na vida das pessoas.”

Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, que teve como palestrante o farmacêutico Laércio Batista Júnior, especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica pela Universidade do Chile (1999). Ministrante do Programa Excelência Farmacêutica, desenvolvido pelo CFF, em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária, ele teve o papel de preparar os participantes para a atuação clínica.

O seminário contou com as ilustres presenças dos farmacêuticos Luís Fernando Rodrigues Mendonça e Salomão Kahwage.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700