Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Sbrafh recebe inscrições à sua primeira prova de título em Farmácia Clínica

Data: 02/09/2015

A Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh) começou, na terça-feira, dia 1º de setembro, a receber inscrições ao seu primeiro concurso para obtenção de título de especialista em Farmácia Clínica. O prazo vai até 20 de outubro. O concurso será exclusivo para associados ativos e em dia com a sociedade, que sejam graduados há pelo menos cinco anos (até a data da inscrição) e tenham experiência comprovada de, no mínimo, três anos, excetuando-se estágios. A prova será realizada durante o X Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, que acontecerá de 12 a 14 de novembro, em Curitiba (PR).

O título é reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). O reconhecimento foi aprovado na reunião plenária do CFF no mês de julho. O presidente do conselho, Walter Jorge João, destacou, por ocasião da votação, que a Sbrafh tem uma história de quase 20 anos como representante dos farmacêuticos hospitalares e em serviços de saúde, buscando seu reconhecimento social, por meio do estímulo à qualificação profissional e de ações de articulação política, junto à sociedade e à equipe multidisciplinar em saúde. “É uma entidade que merece nosso respeito por ser uma referência para a classe e para as instituições integrantes do segmento de hospitais e demais serviços de saúde e cuidados farmacêuticos.”

O presidente da Sbrafh, Marcelo Polacow, destaca que a entidade a sociedade científica é a primeira a ter uma prova de título de Especialista em Farmácia Clínica. “Somos pioneiros. A Sbrafh sempre foi uma incentivadora da adesão dos farmacêuticos às atividades clínicas, e isso não é por acaso. Um dos fundadores da entidade é o professor Tarcísio Palhano, precursor da Farmacia Clínica no Brasil”, diz Marcelo Polacow, em referência ao fato de que foi o professor Tarcísio Palhano quem fundou o primeiro serviço de Farmácia Clínica do País, em 1979, no Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

O concurso da Sbrafh será composto de apenas uma etapa, chamada de prova de títulos por análise curricular e avaliação de memorial e documentos, que valerá de 0 a 10 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 7 pontos. Para análise curricular, até 30 de outubro, o candidato deverá enviar via Sedex, para a sede da Sbrafh, o Formulário de Análise Curricular; a documentação comprobatória de cada quesito; e uma cópia autenticada em cartório da cédula de identidade; do diploma de graduação em Farmácia e do registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do estado onde o candidato exerce a profissão.

O formulário está disponível no site da Sbrafh e o endereço da entidade, para o envio da documentação, é Rua Vergueiro, 1855 – 11º Andar, Sala 112 - Vila Mariana, CEP 04101-000 - São Paulo (SP). É importante verificar as exigências em relação ao preenchimento da ficha e à organização dos documentos comprobatórios da experiência profissional, que constam do edital. Para ler o edital e ter acesso ao Formulário para Análise Curricular, clique aqui .

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700