Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Cuidado farmacêutico em dieta enteral é tema da Entrevista Farmacêutica desta quarta-feira

Data: 31/08/2015

DRA. ELIETE BACHRANY PINHEIRO incorpora o que observadores da Farmácia definem como qualidades do farmacêutico comunitário do futuro. Um futuro, ressalte-se, que já está em curso, movido por um grande número de fatores, como a expansão e a diversificação da profissão. Para se ter uma ideia, o número de ocupações desenvolvidas por farmacêuticos, no Brasil, saltou de dois para oito e o de sinônimos – as atividades -, de 19 para 117, segundo a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), do Ministério do Trabalho. A Farmácia diversifica-se, porque precisa responder às diferentes demandas em saúde e do mercado.

 

Outros fatores são a dinâmica e a inquietação da profissão, bem como a necessidade de ajustes à realidade; as novas necessidades em saúde, que têm origem na transição demográfica, marcada pelo envelhecimento da população, e por doenças decorrentes dos novos modos de vida, como o estresse, as doenças respiratórias provocadas pela poluição etc. Tudo leva a uma redefinição na prestação dos cuidados. Importa lembrar que as últimas décadas trouxeram transformações para o setor de saúde, a começar pelo impressionante aumento da demanda da assistência e pela necessidade de sustentabilidade do seu financiamento.

O trabalho da DRA. ELIETE BACHRANY acena para várias direções dentro deste contexto. Farmacêutica formada pela Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul), em São Paulo, tem pós-graduação em Farmácia Clínica e experiência em nutrição enteral. Na farmácia comunitária onde atua – a Farmais -, em São Paulo, ela focaliza as suas atividades essencialmente nos cuidados aos pacientes, na atenção não farmacológica. Em seu consultório, montado no estabelecimento, DRA. ELIETE BACHRANY presta cuidados a pacientes diabéticos e hipertensos e avança para um trabalho centrado na educação em saúde, com um profundo sentido de responsabilidade social.

Um dos serviços que realiza tem levado a farmacêutica a fazer palestras em congresso e outros eventos farmacêuticos, em todo o País. Trata-se da assistência a pacientes que necessitam de dieta enteral. Ela é uma das pioneiras na área. O estabelecimento comunitário em que atua dispensa nutrição enteral (e vende, também, produtos cirúrgicos e ortopédicos usados por esses pacientes), com a orientação e o acompanhamento dos seus usuários pela DRA. ELIETE BRACHRANY. É um trabalho multiprofissional, que envolve nutricionistas, enfermeiros, fonoaudiólogos e fisioterapeutas e transforma a farmácia naquilo que está previsto na Lei 13.021/14. Ou seja, que é uma unidade de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, e assegura a atuação do farmacêutico, no estabelecimento.

DRA. ELIETE BACHRANY PINHEIRO é a convidada da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (02.09.15), com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista, com nova edição, será transmitida, também, por uma rede formada por 900 emissoras de rádio localizadas, em todo o País, e liderada pela “Agência Radio Web”.

Ela falará sobre dieta enteral (orientação aos pacientes sobre os procedimentos e cuidados com esse tipo de nutrição, o trabalho em equipe e o novo nicho de mercado em que esta atividade pode se transformar).

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

 

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700