Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF lança livro sobre a atuação do farmacêutico na saúde pública

Data: 27/08/2015

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou na manhã desta quinta-feira, dia 27 de agosto, durante sua 434ª Reunião Plenária, o livro “O farmacêutico na assistência farmacêutica do SUS: diretrizes para ação”. A publicação, que será distribuída gratuitamente, é destinada aos profissionais que atuam na saúde pública. “O objetivo é subsidiar esses colegas que têm um papel importantíssimo a cumprir no âmbito do maior sistema público de saúde do mundo”, comentou o vice-presidente do CFF e coordenador do projeto, junto com a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública, Lúcia Sales, conselheira federal de Farmácia pelo Ceará.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, destaca que a publicação do livro reflete o reconhecimento do Conselho da importância do SUS e do quanto os farmacêuticos podem contribuir para o crescimento e real afirmação do sistema. “Com os tópicos apresentados nesse livro, o CFF espera contribuir para que os gestores, farmacêuticos, outros profissionais da saúde e toda a sociedade conheçam um pouco mais sobre a atuação do farmacêutico no SUS, seja na dispensação direta ao usuário de medicamentos, na gestão da assistência farmacêutica ou subsidiando a tomada de decisões clínicas”, comentou.

Conforme Valmir de Santi, a publicação não tem a pretensão de ser um guia prático de assistência farmacêutica, mas apresenta dados relevantes sobre o tema, identifica problemas e sugere soluções para otimizar a atuação do farmacêutico no âmbito do SUS, até porque foi elaborada pelos integrantes do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF, todos com reconhecida e destacada atuação nesse importante segmento da profissão farmacêutica. A saúde da população é o resultado a ser alcançado e o farmacêutico tem muito a contribuir para isso.

O livro é dividido em 10 capítulos, escritos por diferentes autores, todos, diretamente ligados à saúde pública. Eles abordam temas como o uso racional de medicamentos, a estruturação da assistência farmacêutica, o acesso aos medicamentos – dentro desse tema, a judicialização também é abordada – o desenvolvimento de novos fármacos, o papel do farmacêutico e o controle social.

“Com este livro, o Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública CFF apresenta a realidade do farmacêutico no SUS, as possibilidades de atuação e ainda pretende despertar o interesse do leitor sobre a saúde pública brasileira com todos os seus problemas, mas também com todas as suas soluções que têm salvado vidas brasileiras por esses 25 anos”, observa Lúcia Sales, coordenadora do GT sobre Saúde Pública. Além de Lúcia Sales, fazem parte do GT de Saúde Pública, Lorena Baía Oliveira Alencar, Silvana Nair Leite Contezini, Silvio César Machado Santos, Wilson Hiroshi de Oliveira Uehara, Márcia Regina Cardeal Gutierrez Saldanha, Israel Murakami (como membro convidado).

 

Para ler o livro, clique aqui.

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700