Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Eleita a primeira Diretoria da SBFC

Data: 29/10/2009

A Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), fundada, em 2009, elegeu a sua primeira Diretoria (definitiva), no dia 22 de outubro, durante a sua assembléia geral, realizada, em São Luiz (MA). Foram eleitos para Presidente, Amilson Álvares(TO); Vice- presidente, Marise Girão (CE); 1º Secretária, Mary Jane Limeira (MA); 2ª Secretária, Carmem Iris Tolentino (TO); 1º Tesoureiro, José Vilmore (PI); e 2º Tesoureiro, Djalma Lobato (RS)

Mais uma conquista do Amilson Alvares, que assume um mandato de três anos à frente de um contingente de mais de 80 mil profissionais que atuam em farmácias comunitárias e que poderão se associar à SBFC. Para o novo Presidente, a criação da Sociedade é de extrema importância para a profissão, pois representa a área da farmácia com o maior número de profissionais. “Tínhamos a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) e a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), mas não tínhamos uma entidade para representar o farmacêutico que está atuando, na farmácia, seja pública ou privada. A partir de agora, a SBFC lutará por melhores salários, condições de trabalho e capacitação para o farmacêutico”, afirma.

A gestão de Álvares começa com a melhoria do acesso aos serviços oferecidos pela Sociedade, que terá a sede transferida de Porto Alegre (RS) para Brasília. De acordo com o Presidente, essa é uma das formas de facilitar parcerias com entidades ligadas à profissão, como o próprio CFF. “O objetivo principal da entidade é disseminar o conhecimento, através de congressos e outros eventos, e a localização dos nossos serviços é fator essencial para que o contato fique mais estreito com essas entidades que podem contribuir positivamente com nossas ações”, explica Álvares.

A implementação e consolidação da SBFC acontece, num momento importante para o farmacêutico, especialmente os que trabalham no segmento das farmácias comunitárias (drogarias, farmácias públicas e farmácias com manipulação), pois, em agosto de 2009, foi publicada a RDC nº 44 da Anvisa.

A RDC nº 44 normatiza as boas práticas na farmácia comunitária, como a proibição da venda de quaisquer outros produtos que não sejam autorizados por Lei, como medicamentos correlatos e outros permitidos pela Anvisa, e define, ainda, a realização de serviços, como aferição de pressão arterial e dosagem de glicose em auto-teste “Assim, o profissional tem que estar ainda melhor preparado para atender o usuário, porque, agora, a farmácia tem uma finalidade clara: dispensar medicamentos com orientação ao paciente. E é para qualificar nossos farmacêuticos que vamos direcionar o trabalho da Sociedade”, esclarece o Presidente.

Saiba mais
A SBFC foi fundada, no dia 3 de abril de 2009, durante o VI PharmaRS, realizado de 2 a 4 de abril, na cidade de Bento Gonçalves (RS), e teve como gestor interino, entre abril e outubro de 2009, o Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, Juliano Sofia. A Sociedade conta, hoje, com sete regionais nos Estados do Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Sul, Piauí, Goiás, Ceará e Sergipe, e em breve, estará em todo País.


Para fazer parte dos benefícios da Sociedade, o profissional deve procurar a regional do seu Estado. “Uma das nossas metas é levar qualificação profissional para o maior número de farmacêuticos, em todas as regiões do País, mas, para isso, precisamos da colaboração dos profissionais, fazendo sua adesão”, reforça Álvares.
Mais informações pelos e-mails: sbfc@hotmail.com ou sbfc@cff.org.br

 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa, com informações de Shelsea Shasmila.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700