Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Diversidade da atuação farmacêutica é tema do V Congresso Norte e Nordeste

Data: 20/08/2015

 

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), em sua última edição, aprovada em 2013, lista 8 ocupações (áreas de atuação) e 117 sinônimos (especialidades) para a profissão farmacêutica. Focado nesta gama enorme de possibilidades de atuação para os profissionais da área, o V Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas reúne cerca de 700 participantes em Maceió (AL) até sábado, 22 de agosto. O tema em discussão é “Diversidade de atuação do farmacêutico e qualificação profissional”. Realizado pelo Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o congresso foi aberto na noite desta quinta-feira, dia 20 de agosto, e acontece no Centro de Convenções da capital alagoana.

O presidente do CRF-AL, Alexandre Correia dos Santos, lembra que é a segunda vez que o Estado sedia o evento. “Desta vez, estamos reunindo alguns dos mais qualificados professores do País, verdadeiros expoentes em suas áreas de atuação, para trazer novos conhecimentos e favorecer a troca de experiência a partir de uma ótica diferente, que alia a prática voltada à atuação clínica ao empreendedorismo”, comenta. Como exemplo ele cita a palestra sobre nutrição enteral, que trará uma nova perspectiva de atuação para o farmacêutico, externa ao ambiente hospitalar. “Várias áreas estarão, desta forma, contempladas, como a estética e a fitoterápica.”

O conselheiro federal de Farmácia pelo Estado de Alagoas, José Gildo da Silva, destaca a importância de divulgar e estimular a atuação dos farmacêuticos nas mais diferentes especialidades reconhecidas e regulamentadas para a profissão. “Neste congresso, pretendemos demonstrar a amplitude da atuação farmacêutica, que muitas vezes não é percebida pelos próprios profissionais da área. Essa vasta condição que a profissão oferece será apresentada de forma prática, por meio de uma intercambialidade de experiências, a partir de casos de sucesso. ”

José Gildo da Silva ressalta o número expressivo de inscrições recebidas. “Superamos as edições anteriores. Temos inscritos de todos os estados do Norte e Nordeste, além da presença de dirigentes de conselhos de Farmácia e conselheiros federais de várias unidades da federação.” Entre os dirigentes de conselhos, destacou-se na solenidade de abertura do congresso a presença do presidente do CRF-PA, Daniel Jackson Pinheiro, que discursou representando os Estados da Região Norte, também representados na mesa solene pelo conselheiro federal pelo Estado do Amapá, Carlos André Oeiras Sena. Outra presença de destaque foi a do vice-presidente do CFF, Valmir de Santi. 

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João lembra que inclusão de seis novas ocupações na CBO é fruto de um trabalho do CFF junto ao Ministério do Trabalho. Ele destaca que o Conselho tem procurado, por meio da regulamentação profissional, ampliar os espaços de atuação do farmacêutico, atendendo às necessidades da sociedade em que estes profissionais estão inseridos.

Várias resoluções com este objetivo foram publicadas pelo CFF, sendo uma das últimas a que regulamentou a atuação dos farmacêuticos na Floralterapia. A pertinência e a seriedade com que são elaboradas essas normativas tem sido reafirmadas por fatos. A resolução relativa à atuação na saúde estética, por exemplo, foi questionada judicialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mas o pedido de suspensão indeferido pelo juiz federal substituto Victor Cretella Passos Silva, da 17ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, que acatou todos os argumentos técnicos e científicos apresentados pelo CFF.

“A profissão farmacêutica amadureceu e tornou-se complexa. Expandiu e diversificou-se, passando a ser enormemente exigida pela população. Tanto, que só lhe resta a qualificação. Este é um caminho sem volta. E é nele que temos que andar. Por isso, congressos como estes, que abrem os olhos dos profissionais para este horizonte merecem todo o nosso apoio e reconhecimento.”

Sede própria - Durante a solenidade de abertura do congresso, o presidente do CFF, Walter Jorge João, entregou ao presidente do CRF-AL e ao conselheiro federal de Farmácia pelo Estado, a chave da sede ocupada pelo conselho regional desde que este foi fundado. O imóvel pertencia ao Conselho Federal de Farmácia, mas agora é patrimônio dos farmacêuticos alagoanos.

 

 

Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700