Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Tomossíntese aumenta em até 43% a detecção do câncer de mama

Data: 18/08/2015

A mamografia é o exame mais importante para o rastreamento da doença e do diagnóstico precoce em mulheres assintomáticas, devendo ser realizada uma vez por ano a partir dos 40 anos. Nos anos 2000, a versão digital passou a permitir o pós-processamento da imagem, com recursos para correções, ajustes e ampliações, além de facilitar o registro do histórico da paciente.

A Tomossíntese é um exame que realiza múltiplas aquisições de imagens da mama em diferentes ângulos , e através de um software é realizada a reconstrução em cortes milimétricos,permitindo assim uma avaliação tridimensional da mama,melhorando a capacidade de diagnóstico.

A grande vantagem é reduzir ou eliminar a sobreposição de tecido mamário, melhorar a definição e caracterização das lesões encontradas, reduzir a taxa de reconvocação, reduzir os falso-positivos, reduzir o número de biopsias e o benefício em potencial é o aumento da detecção de câncer de mama. Estudos comprovam que a tomossíntese pode reduzir a reconvocação para incidências complementares em até 15% e aumentar a detecção do câncer de mama em 43%.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700