Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF realiza IV Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde

Data: 05/08/2015

Faz muito tempo que o Sistema Único de Saúde (SUS) institucionalizou os tradicionais chás, utilizados há séculos. Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Plantas Medicinais e de Fitoterápicos. Para divulgar informações atualizadas sobre o tema, estimular a troca de conhecimentos e incentivar a participação dos agentes do SUS no processo de implementação das ações voltadas a essa prática no sistema público, os conselhos federal e regional de Farmácia do Ceará (CFF e CRF-CE) realizam de 5 a 7 de agosto, em Fortaleza (CE), o IV Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde.

Durante o simpósio, serão mostradas 27 experiências exitosas de utilização de plantas medicinais e fitoterápicos em unidades do SUS nos municípios e estados. Uma delas é a de Maracanaú, município vizinho de Fortaleza, que há 20 anos possui a sua farmácia viva. Atualmente em reforma, a unidade produz xaropes, tinturas e cremes dispensados em 29 unidades de saúde, o que garante a cobertura de 5% dos 210 mil habitantes. A unidade está sendo reformada em atendimento a exigências da Vigilância Sanitária, para iniciar a produção de medicamentos fitoterápicos em capsulas. A previsão de término é até o final do ano.

A experiência de Maracanaú mostra que a farmácia viva é uma alternativa para ofertar tratamento gratuito à população a um custo operacional muito inferior ao de mercado. É o que comprovou um estudo de viabilidade econômica realizado em 2010, por meio do qual foram comparados o custo da produção de 12 itens na farmácia viva do município ao preço de atacado de medicamentos fitoterápicos com o mesmo efeito terapêutico. O xarope de Chambá ou Justicia pectoralis L., rico em cumarina e umbelliferona e que tem efeito broncodilatador e expectorante, saiu por R$1,64, 600% mais barato do que o preço de atacado de um xarope com ação semelhante, que era R$12,00. E funciona? Esse extrato vegetal está sendo pesquisado por um laboratório europeu para ser utilizado em um medicamento para asma brônquica.

Também serão mostradas experiências em Poconé (MT), Distrito Federal, Betim (MG) e outras. A expectativa dos organizadores do evento é reunir 300 participantes, entre acadêmicos, trabalhadores da área de saúde e profissionais envolvidos na cadeia de produção de plantas medicinais e fitoterápicos ou atuantes nas Práticas Integrativas e Complementares na Saúde (PICS). O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – por meio do Núcleo de Fitoterápicos e a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica – da Universidade Federal do Ceará – Horto de Plantas Medicinais F.J.A. Matos.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700