Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF levará experiências exitosas de farmacêuticos no SUS ao Conasems

Data: 05/08/2015

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançará às 11 horas desta quinta-feira, dia 6 de agosto, o terceiro número da publicação Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS. Distribuída gratuitamente, a revista será apresentada ao público durante o primeiro dia do 31º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no estande do Conselho. Os profissionais do Grupo de Trabalho de Saúde Pública estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e conversar com os participantes. O GT é o responsável pela seleção dos trabalhos que compõem a publicação, sob a coordenação do vice-presidente do CFF, Valmir de Santi. O Conasems continua até o dia 8, sábado.

O tema do Conasems este ano é Pacto Federativo – Perspectivas da Gestão Municipal. Para motivar os participantes, o evento terá formato diferenciado, além de aplicativo e duas novas mostras. Estão previstas inovações tanto nas atividades como na ocupação do espaço. Dentro do Centro de Convenções, será montada a Cidade Conasems, batizada de Vila SUS, que funcionará como um grande teatro de arena para realização de oficinas, mostras, troca de experiências, apresentação de trabalhos, entre outras atividades.

Outra novidade é a utilização de ferramentas de Tecnologia de Comunicação e Informação. As inscrições puderam ser feitas previamente pelo site do Congresso ou pelo aplicativo, por meio do qual o participante poderá, também, durante o congresso, acompanhar toda a programação e suas atualizações.

Experiências exitosas

A revista Experiências Exitosas trará, nesta edição, 20 relatos de projetos desenvolvidos por farmacêuticos da rede pública de todas as regiões do País. São trabalhos que demonstram, por exemplo, resultados estatísticos positivos das intervenções dos farmacêuticos no acompanhamento de pacientes tabagistas usuários do SUS. Em João Monlevade, entre 86 pacientes que participaram das sessões de tratamento nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no período de julho a setembro de 2014, 51 usuários pararam de fumar, o que equivale ao um percentual de 59,3% de cessação do tabagismo, nos cinco grupos participantes.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. Com a contribuição de seus farmacêuticos, a Prefeitura de João Monlevade trabalhou com eficiência o combate ao tabagismo, contribuindo para prevenir problemas de saúde ou óbito da população. “Esse é somente um exemplo que ilustra a importância do trabalho farmacêutico na rede pública", comenta o coordenador do projeto, Valmir de Santi. "Nossa expectativa é, por meio da publicação desses relatos, sensibilizar os gestores municipais e demonstrar a eles que a contratação de farmacêuticos não é custo, mas investimento em saúde para a população, em racionalização de gastos públicos e qualidade no atendimento”, declara o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

O Grupo de Trabalho para a elaboração da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS foi constituído pela Comissão de Saúde Pública do CFF, presidida por Lúcia Sales, e integrada por Israel Murakami, Lorena Baía, Márcia Regina Cardeal Gutierrez Saldanha, Silvana Leite, Sílvio Machado, Wilson Hiroshi; e pela Comissão para a avaliação dos trabalhos, Noêmia Liege Bernardo e Wesley Magno Ferreira.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF













Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700