Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Balanço positivo no I Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas

Data: 26/10/2009

Foi encerrado ontem, dia 25 de outubro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís (MA), o “I Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas” (I CNNCF). O evento reuniu mais de 700 profissionais e acadêmicos de Farmácia em diferentes atividades, como mini-cursos, painéis, conferências e mesas-redondas. Para Mary Jane Limeira, Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF-MA) e do I CNNCF, o Congresso, além de sua rica programação, representou a oportunidade de troca de experiências entre farmacêuticos e estudantes. “A única coisa que é exclusivamente nossa é o conhecimento e, ao compartilhar, temos a oportunidade de contribuir, não só com o profissional, mas também com toda a sociedade que vai usufruir deste conhecimento, por meio de sua aplicação na prática”, argumentou.

Homenagens – A solenidade de abertura do I CNNCF, no dia 22 de outubro, foi marcada pela homenagem aos profissionais que contribuíram para o reconhecimento e valorização da profissão farmacêutica. O evento contou, ainda, com a presença do Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos; de conselheiros regionais e federais de Farmácia, representantes do Governo estadual e da Prefeitura de São Luís,.

Ao saudar os participantes, Mary Jane Limeira também falou do pioneirismo de sediar um evento de Farmácia. “Primeiramente, é importante mencionar que é motivo de comemoração contar com a presença de todos e saber que todos confiaram na nossa organização e iniciativa. Nós, do Estado do Maranhão, sentimo-nos muito felizes, por começarmos a sediar este Congresso que ora se inicia e passa a fazer parte do calendário de programação dos congressos farmacêuticos”, disse a Presidente do CRF-MA.

Por seu empenho nacional em defesa da classe farmacêutica, o primeiro homenageado da noite foi Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFF. Em seus agradecimentos, o dirigente ressaltou a importância dos trabalhos dos Conselhos na orientação ao profissional. “Os Conselhos têm papel muito significativo para a sociedade, uma vez que têm o poder de orientar os profissionais que atuam na área farmacêutica”, enfatizou.

Também homenageado, o professor Dr. Natalino Salgado falou sobre a importância histórica do profissional farmacêutico. “Eu divido essa homenagem com todos que fazem o Hospital Universitário e a nossa Universidade Federal do Maranhão”, completou. Os 45 anos de dedicação da professora Terezinha Rêgo também foram lembrados, durante a solenidade do I CNNCF. Com inúmeras homenagens e prêmios nacionais e internacionais, ela foi homenageada em razão dos seus grandes trabalhos e pesquisas científicas no ramo da fitoterapia. Também receberam homenagens a Governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney, bem como João Castelo, Prefeito de São Luís.

Ronaldo Ferreira Pereira Filho, Conselheiro Federal de Farmácia pelo Maranhão, foi homenageado pelos serviços prestados à classe farmacêutica junto ao Plenário do CFF, como também pelo seu desempenho nas Comissões de Indústria, de Tomada de Contas e de Fiscalização do Exercício Profissional.
 

Fonte: CFF/CRF-MA
Autor: Veruska Narikawa, com informações do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700