Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Alunos de Farmácia da UnB-Ceilândia são recebidos pelo presidente do CFF

Data: 25/06/2015

Alunos do 2º e 9º períodos do curso de graduação em Farmácia da Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia (UnB-Ceilândia) foram recebidos na tarde desta quarta-feira, dia 24 de junho, pelo presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, e pela assessora da Presidência, Josélia Cintya Quintão Pena Frade, na sede do Conselho, em Brasília. Acompanhados dos professores Dra. Emília Vitória da Silva e Ms. Cláudio Valdivino e Silva, os alunos entregaram ao presidente do CFF o relatório de uma ação pelo uso seguro e racional e o descarte correto de medicamentos, realizada por eles na Farmácia Escola do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Participaram da visita os acadêmicos Gabriel Seixas, Elisa de Souza Alves, Hugo Bim, do 2º período, e Hellen Karoline Maniero, do 9º período. A ação ocorreu de 14 de abril a 26 de maio, como atividade da disciplina Estágio Supervisionado em Assistência Farmacêutica na Atenção Primária em Saúde. Foi inspirada na campanha realizada pelo CFF, pelo segundo ano consecutivo, na Câmara dos Deputados, em Brasília, em comemoração ao dia 5 de maio, Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos. Foram atendidos 499 pacientes, dos quais, 63% faziam uso contínuo de medicamentos, 54% revelaram ter o hábito de se automedicar e a maioria (61,1%) disseram jogar os medicamentos fora de uso ou vencidos no lixo comum. Para a conclusão do período de estágio, os alunos planejaram uma intervenção usando um folder explicativo com informações sobre o assunto, elaborado por eles.

O presidente do CFF elogiou a iniciativa dos educadores e o compromisso dos alunos e manifestou satisfação pelo fato de a ação do Conselho ter inspirado os acadêmicos a trabalhar pela orientação dos pacientes do HUB. Ele salientou que a atividade desenvolvida pelos alunos pode ser encarada como um fruto das sementes que o conselho tem cultivado, com o objetivo de ampliar cada vez mais a atuação clínica entre os farmacêuticos. Walter Jorge João destacou, também, que a iniciativa certamente fez toda a diferença para os cerca de 500 pacientes atendidos. “A partir do trabalho, eles passarão a olhar, com outros olhos, o farmacêutico e o medicamento.”

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700