Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF e Micromedex iniciam diálogo sobre parceria

Data: 23/06/2015

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio de seu Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), e a Truven Health Analytics, multinacional detentora do sistema de apoio à decisão clínica Micromedex, podem firmar uma parceria inédita na América Latina, que beneficiará enormemente os profissionais da saúde em atuação no Brasil. Executivos da empresa foram recebidos pelo presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, nesta terça-feira, dia 23 de junho, na sede do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília, e definiram pela elaboração de um projeto piloto para avaliar a viabilidade de assinatura de um termo de cooperação técnica prevendo a inserção das informações sobre medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na base de dados Micromedex.

Atualmente, a base de dados não contempla cerca de 200 medicamentos com registro do órgão regulador brasileiro, restringindo-se aos aprovados pela FoodDrug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e European Medicines Agency(EMA). “Essas informações farão uma grande diferença para as centenas de instituições, organizações e profissionais da saúde que, diariamente, buscam as informações baseadas em evidências da Micromedex”, comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João.

A parceria, proposta pelo CFF, irá contribuir para aumentar a eficiência e a qualidade do cuidado ao paciente, oferecendo suporte às atividades dos farmacêuticos, especialmente os que atuam na área clínica, e de outros profissionais da saúde. A Micromedex é uma importante fonte de informação mundial sobre medicamentos e os farmacêuticos lideram o índice de consultas ao banco de dados. “Certamente, o trabalho que estamos pretendendo fazer em conjunto representará um ganho para os profissionais de saúde, em suas práticas diárias, e para os pacientes, em relação à segurança no seu atendimento”, acrescenta o presidente do CFF.

O Cebrim estará diretamente envolvido na elaboração do projeto piloto. Os farmacêuticos Rogério Hoefler e Alessandra Russo tratarão diretamente com a equipe da Truven Health Analytics para desenvolver este estudo inicial. A partir do levantamento de informações e da compilação de dados sobre alguns medicamentos de diferentes classes, serão estabelecidas as bases para o possível termo de cooperação visando contemplar a totalidade dos itens que ainda não constam da base de dados da Micromedex. “Trata-se de um trabalho importante para os profissionais da saúde, que terão informações qualificadas, baseadas em evidências, reunidas em uma única fonte de consulta”, observa Rogério Hoefler.

Para a Truven Health, a parceria reforça a importância da presença de informações confiáveis e de qualidade nos sistemas de apoio à decisão clínica. Tina Moen, CCO da Truven Health, diz que a reunião teve como objetivo formalizar o início de um trabalho em conjunto de parceria técnico-científica para benefício dos profissionais de saúde no Brasil.

“As informações compartilhadas por essa cooperação devem potencializar a plataforma com informações locais, para que seja possível ao profissional de saúde no Brasil dar melhor atendimento aos pacientes”, afirma a executiva. “Os profissionais de saúde precisam das melhores evidências para a tomada de decisão, e essa parceria permite ampliar o acesso a essas informações”, reforça Henrique Pereira, gerente de negócios da Truven Health Analytics no Brasil.

"Por meio da colaboração com nossos clientes e parceiros, utilizamos todo o conhecimento clínico, de gerenciamento de serviços de saúde e tecnológico obtido ao longo dos anos pela Truven Health para identificar e implementar oportunidades de melhoria da qualidade, da eficiência e dos resultados no cuidado à saúde", analisa o executivo.

Internacional - Presente em 90 países, o sistema de apoio à decisão Micromedex é uma das soluções da Truven Health Analytics. Há mais de 40 anos, o Micromedex é líder mundial na área de informações em saúde baseadas em evidência. No Brasil, ela atende o Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Anvisa, centros de informações sobre medicamentos e de toxicologia e vigilâncias sanitária e epidemiológica, além de hospitais, clínicas e indústrias farmacêuticas.

Além de informações baseadas em evidência, ferramentas analíticas, a Truven Health Analytics fornece referências, consultorias e serviços ao setor de cuidados com a saúde, a fim de reduzir custos e melhorar sua qualidade e acesso. Além do Micromedex, a empresa é detentora das marcas MarketScan, 100 Top Hospitals, Simpler, CareDiscovery, Heartbeat Experts e JWA.

Representando o CFF, participaram da reunião os diretores Walter Jorge João (presidente), Samuel Meira (tesoureiro) e José Vílmore da Silva Lopes Júnior (secretário-geral); os assessores da Presidência, Josélia Frade e Tarcísio José Palhano; o coordenador técnico, José Luiz Miranda Maldonado, e a chefe de gabinete, Gláucia Costa. Pela Micromedex participaram Tina Moen, diretora clínica da Truven Health Analytics; Jorge Manosalva, diretor regional para a América Latina; Miguel Andres Garcia, gerente regional para a América Latina; e Henrique Pereira, gerente no Brasil.


 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700