Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

106ª reunião do FCFAS é realizada na sede do CFF

Data: 19/06/2015

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) recebeu na manhã de quinta-feira, 18 de junho, em sua sede, em Brasília, os representantes dos conselhos profissionais da área da saúde para a 106ª Reunião Ordinária do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS). A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho, Walter Jorge João, que desejou boas vindas aos participantes e ressaltou a satisfação em recebê-los pela primeira vez na nova sede. Um dos assuntos tratados foi o Projeto de Lei n 200/2015, em tramitação no Congresso Nacional, que dispõe sobre princípios, diretrizes e regras para a condução de pesquisas clínicas em seres humanos.

A matéria tem a oposição declarada do Conselho Nacional de Saúde (CNS), conforme demonstrou em sua apresentação aos representantes dos conselhos, o médico Jorge Alves Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Na reunião, o coordenador apresentou dois documentos produzidos pelo CNS, em que o conselho fundamenta suas críticas ao projeto de lei e defende a manutenção da legislação atual (veja os documentos, acessando os links abaixo). Ele também pediu apoio dos representantes dos conselhos contra o projeto de lei.

Seminário - O segundo ponto de pauta foi a oferta de cursos de graduação na área da saúde por meio de educação a distância (EAD), assunto que preocupa as lideranças de todas as profissões da saúde. Foi definido que será realizado um seminário sobre o tema. Cada conselho profissional ficou de levantar as informações sobre os cursos existentes em sua área de atuação, para serem apresentadas no encontro que durará um dia inteiro.

“Na área da Farmácia não há cursos em funcionamento. Apenas a tentativa de uma instituição em oferecer essa modalidade de graduação. Esse é um assunto recorrente. Em 2011 fizemos um seminário e houve uma retração, mas, agora, novamente vimos proliferar as ofertas, o que determina a urgência de uma reação dos conselhos”, comenta a assessora da Presidência do CFF e coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (Caef), Zilamar Costa Fernandes. O seminário será realizado em data a ser definida no dia 30 de julho, em que ocorrerá a próxima reunião do FCFAS.
 

Carta aberta á sociedade

Análise técnica da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa sobre o Projeto de Lei nº 200/2015

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700