Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Solenidade de abertura do Cobef lota auditório do Othon Bahia

Data: 11/06/2015

 Em uma solenidade com o auditório lotado, foi oficialmente aberto na noite desta quarta-feira, dia 10 de junho, no Othon Bahia Palace Hotel, em Salvador (BA), o Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica. O evento está sendo realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef) com o objetivo de avaliar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Com o tema Educação Farmacêutica: desafios e caminhos na arte de formar para transformar, o congresso termina na sexta-feira, 12.

Em seu discurso, o presidente do CFF, Walter Jorge João lembrou as circunstâncias da fundação da Abef, fruto da união de duas outras entidades que representavam o segmento. Diretamente envolvido neste processo de fusão, ele destacou a importância da unidade da classe como fator de fortalecimento da formação e da profissão farmacêuticas. "Precisamos, sim, nos despir das vaidades, descer dos pedestais e nos unir. Precisamos ter lucidez, serenidade e clareza de pensamento para buscarmos o rumo certo daquilo que buscamos, sob pena de nos perdermos no meio do caminho."

Walter Jorge João conclamou os participantes do congresso a evitarem demonizar as diretrizes curriculares, que estão sob avaliação no Cobef doze anos depois de sua aprovação. "Elas trouxeram um moderno pensamento ao ensino farmacêutico, à medida que levaram o humanismo para o centro do ensino." O presidente do CFF reforçou que qualquer discussão sobre as diretrizes deva ser feita à luz da nova realidade sanitária e socioeconômica brasileira. "É preciso que o ensino esteja devidamente alinhado com os contextos social e da saúde do país. " Walter Jorge João pediu, ainda, que o foco das propostas seja a qualidade da formação.

Luiz Roberto Liza Cury, que representou o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro na solenidade parabenizou o CFF e a Abef pelo êxito e capacidade de mobilização na realização do Cobef. Em nome do ministro, ele disse que a iniciativa tem o reconhecimento do MEC. "A participação das entidades e dos profissionais na avaliação e no processo de revisão das diretrizes é um movimento consensual e necessário para a transformação que a formação necessita e o país espera."
Paulo Sérgio Dourado Arrais, integrante da Comissão Organizadora e membro da diretoria da Abef, destacou, em seu discurso, a expressiva participação no congresso. “O número de inscritos superou as expectativas, o que traduz a vontade de todos de propor e vivenciar mudanças.”

Paulo Arrais lembrou que os valores que norteiam as ações da Abef são, entre outros, o comprometimento com a profissão, a democracia e a ética, o respeito aos docentes, aos discentes e às instituições de ensino superior, além da transparência, trabalho coletivo e união. “Este congresso é fruto do trabalho de todos que acreditam em uma Educação Farmacêutica de qualidade.”

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700